A polêmica sobre a taça da CBF, que seria entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro da história, está bem perto do fim. Nesta quinta-feira, um dia após o São Paulo conquistar o seu quinto Nacional, o presidente da entidade máxima do futebol do país, Ricardo Teixeira, deu a notícia que os tricolores tanto esperavam: o troféu será são-paulino e não flamenguista.
O comunicado foi feito, por telefone, ao presidente do clube, Juvenal Juvêncio. O dirigente tricolor, pouco depois, divulgou o que os dois conversaram.
- O Ricardo Teixeira me telefonou para dar os parabéns pelo título e para dizer que a taça do pentacampeonato é nossa - disse Juvêncio, em entrevista à rádio "Jovem Pan".
A confusão começou semanas antes de o São Paulo confirmar o título. Campeão em 1977, 1986, 1991 e 2006, a conquista de 2007 é a quinta do clube paulista. Só que o Flamengo, campeão em 1980, 1982, 1983 e 1992, além de vencedor da Copa União de 1987, também se considera (e o primeiro) pentacampeão do futebol brasileiro. A Copa União foi um movimento criado pelos 13 principais clubes do Brasil, incluindo o Tricolor e o Rubro-Negro, mas a CBF reconhece o Sport como o campeão nacional daquele ano.
Na quarta-feira, horas antes do São Paulo ser campeão, ao golear o América-RN por 3 a 0 no Morumbi, a diretoria flamenguista ainda tentou uma última cartada e mandou um documento aos dirigentes do São Paulo pedindo que o clube abrisse mão da taça em favor dos cariocas. A resposta foi não!
- A promessa do Ricardo Teixeira é que receberemos essa taça de pentacampeões juntamente com a taça pela conquista de 2007 - completa.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião