O Ceará quebrou a invencibilidade de cinco jogos do Guarani nesta sexta-feira (7) ao vencer o time paulista, por 1 a 0, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 23.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os anfitriões seguem sonhando com uma vaga no G4, grupo de acesso à Série A.
A equipe cearense segue próxima dos primeiros colocados, mas ocupa apenas o oitavo lugar, com 35 pontos, cinco atrás do G4. Já o time campineiro vinha de uma sequência de quatro vitórias e um empate e está na metade da tabela, na 11.ª posição, com 31 pontos.
O Ceará pouco levou perigo ao goleiro Emerson no início. O Guarani, por sua vez, mesmo recuado em demasia, conseguiu carimbar o travessão do adversário em cobrança de falta de Rafael Costa, que pegou o goleiro Fernando Henrique desprevenido.
Depois do susto, os donos da casa foram para cima e deram o troco na mesma moeda, com Eusébio, que desviou cruzamento de Paulo Sérgio no travessão. Dos pés de Robert saiu mais uma grande oportunidade dos mandantes. Livre, na entrada da área, ele arriscou e a bola passou perto do gol de Emerson.
No segundo tempo nada mudou, o Guarani aproveitou do nervosismo do rival para dar mais um susto em Fernando Henrique. Logo aos três minutos, Daniel Marques saiu jogando errado e deu a bola nos pés de Junior Negão, que acertou o pé da trave.
Mas o Ceará encontrou o mapa da mina para atacar: o lado direito da defesa campineira. Na primeira oportunidade pelo setor, Márcio Careca mandou para o meio da área e ninguém apareceu no meio da área para completar. Na segunda chance, não teve perdão, o lateral recebeu lançamento de João Marcos e bateu cruzado, sem chances de defesa para Emerson, aos 20 minutos.
No final da partida, o Guarani esboçou uma pressão, mas parou em Fernando Henrique, que fez duas excelentes intervenções, e evitou um novo tropeço do Ceará dentro de casa.
Os dois times voltam ao campo na próxima terça-feira, quando a Série B terá rodada completa. Às 21h50, o Guarani receberá o Barueri, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. No mesmo horário, o Ceará visita o ABC, no Estádio Frasqueirão, em Natal.