O Atletiba começa hoje. Curiosamente, em dois estádios diferentes, longe do Couto Pereira, local do clássico da semana que vem. Explica-se: será no Olímpico, onde o Coritiba enfrenta o Grêmio, às 16 horas, e na Arena, que terá o Atlético x Santo André, às 18h30, que a dupla desenhará em qual cenário cada um estará ao entrar em campo no domingo que vem.
Por mais que o duelo ainda esteja distante, não há como dissociar os atuais confrontos com a partida do dia 25. Na tabela, ambos estão separados por apenas dois pontos (36 a 34 a favor do Furacão) e ocupam as mesmas 14.ª e 15.ª posições há oito rodadas.
A estabilidade na classificação, contudo, não significa tranquilidade. A ZR ainda é um fantasma que assusta os rivais e certamente fará parte dos discursos de alviverdes e rubro-negro até o confronto. A distância para a faixa da degola é de 7 pontos para os atleticanos e 5 para os coxas-brancas, o que não deixa margem para os fracassos de véspera.
"O jogo contra o Grêmio é muito perigoso pelas circunstâncias, mas temos de entrar tranquilos, mesmo porque o Atletiba a gente vai jogar em casa e temos de fazer a nossa parte", diz o zagueiro Jéci.
Por outro lado, o triunfo da dupla poderá ter o efeito inverso, fazer com que o maior clássico do estado não esteja tão carregado da adrenalina e pressão costumeiros. Dependendo da combinação de resultados, o Atlético poderá se distanciar 10 pontos da ZR; o Coxa, 8. Para isso, a dupla terá de vencer e o Náutico perder para o Vitória, em Salvador.
"Eu não estou nem pensando em Atletiba. Temos um duelo difícil e direto com o Santo André. Se vencermos, abrimos 10 pontos para eles e jogar o clássico se torna até teoricamente mais tranquilo", avalia o lateral-direito Nei.
Independentemente dos resultados ou da posição da tabela, as forças no Atletiba também serão medidas pelos cartões recebidos na rodada de hoje. A situação é mais drástica no Coxa. São 10 pendurados, sendo que 5 iniciarão jogando contra o Grêmio: Pereira, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba, Thiago Gentil e Marcelinho Paraíba.
"Vamos falar mais sobre isso na palestra do jogo. Não podemos nos dar ao luxo de tirar esses jogadores agora pensando só no clássico. Temos de usar força máxima contra o Grêmio e torcer para que nenhum dos pendurados tome o cartão amarelo", diz o técnico Ney Franco.
Na Baixada, o provável ataque titular, Alex Mineiro e Wallyson, também está pendurado. Mas nada que faça o técnico Antônio Lopes admitir que já pensa no confronto regional. "Não tem preocupação nenhuma com o Atletiba. Nem eu, nem os jogadores pensamos nisso. Nosso único assunto é o Santo André", avisa o Delegado.
Ao vivo
Grêmio x Coritiba, às 16 h, na RPC TV; Atlético x Santo André, às 18h30, no PFC. Acompanhe também no tempo real da Gazeta (www.gazetadopovo.com.br/esportes)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião