Oficiais da polícia e da aviação civil chinesas estão em alerta para a possibilidade de seqüestro de aviões durante as Olimpíadas de Pequim. Segundo a agência chinesa de notícias Xinhua, o vice-ministro de segurança pública, Zhang Xinfeng, afirmou que a China está enfrentando uma série de novos desafios.
- Algumas organizações internacionais terroristas estão aumentando sua infiltração na China e aviões civis podem ser alvos de um ataque terrorista - disse Zhang.
Vice-ministro da Administração Geral de Aviação Civil, Wang Changshun contou que o tráfego aéreo nos principais aeroportos do país deve aumentar até 50% durante os Jogos Olímpicos, com a chegada de políticos, atletas, jornalistas e turistas ao país.
- Nossos esforços para prevenir os seqüestros de aviões, como parte da segurança das Olimpíadas, vão enfrentar um duro teste - afirmou.
Emergências serviram de alerta para riscos
As autoridades fizeram os comentários depois de duas emergências ocorridas no último domingo em Dalian, uma cidade portuária no nordeste da China. Em um dos casos, cinco terroristas do Movimento Islâmico Turco do Leste seqüestraram um avião exigindo a libertação imediata de companheiros presos e liberdade para sair do país. A polícia local logo acionou um plano de emergência e conseguiu deter o grupo.
Na outra ocorrência, um vôo com 105 passageiros e sete tripulantes foi obrigado a um pouso forçado e pegou fogo depois. Mais de 600 policiais, soldados, bombeiros e profissionais de saúde trabalharam no caso.
O vice-premier chinês Zeng Peiyan afirmou que, dada a complexidade do combate ao terrorismo domestica e internacionalmente, a China precisa reforçar seu sistema de alertas preventivos, melhorar suas instalações, reforçar os mecanismos de reação rápida e aumentar sua capacidade de lidar com tentativas de seqüestro de aviões para garantir a segurança durante os Jogos.
Na China, seqüestradores de aviões podem ser punidos com pena de morte.
Deixe sua opinião