Sede dos Jogos Olímpicos de 2008, Pequim terá 50 mil bicicletas para aluguel até o início da competição para tentar melhorar o tráfego de veículos e diminuir a poluição. As bicicletas estarão disponíveis em 230 pontos próximos a estações de metrô, centros comerciais, instalações olímpicas, hotéis e prédios de escritórios.
Até agora a empresa responsável pelo negócio já colocou 5 mil bicicletas nas ruas em 30 pontos de aluguel.
- Empresas e indivíduos estão convidados a fazer parte gratuitamente desta rede, desde que possam oferecer um espaço para estacionamento - disse ao jornal "China Daily" Wang Yong, gerente geral da firma de serviços de aluguel.
Segundo ele, quem abrir espaço para o projeto vai receber 1 yuan (pouco mais de US$ 0,13) por dia para cada bicicleta alugada, além de poder se beneficiar do aumento de movimento em seu negócio, em alguns casos. O programa é patrocinado pelo Escritório de Proteção do Meio Ambiente de Pequim e também tem apoio da divisão anti-roubo da secretaria de segurança pública da capital chinesa.
- Essa é uma forma de centralizar a administração das bicicletas para que os cidadãos não se preocupem com roubos - afirmou o policial Wang Xiaobing, referindo-se ao grande número de furtos de bicicletas em Pequim.
Desde sexta-feira, 1,3 milhões de veículos estão proibidos de circular nas ruas de Pequim para testar os efeitos da redução de tráfego sobre a poluição. A determinação, cuja desobediência foi punida com multa, chega ao fim nesta segunda-feira.
- Nuzman: "Copa facilita Olimpíadas no Rio de Janeiro"
- Nome de Dunga ganha força na seleção olímpica
- Confirmado no draft, Splitter garante: "Temos talento para ir a Pequim"
- Tocha milionária nas Olimpíadas de 2008
- Ginasta Diego Hypólito de olho em Pequim 2008
- China tenta evitar chuvas torrenciais durante as Olimpíadas
- Rússia quer no mínimo 35 ouros em Pequim
- EUA estudam boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim
Deixe sua opinião