A torcida coxa-branca passou o dia no Couto Pereira em busca de um lugar na decisão da Copa do Brasil, amanhã, contra o Palmeiras| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Ingressos

Carga de 600 entradas será colocada à venda hoje no Couto Pereira

Da Redação

O torcedor do Coritiba que pretende acompanhar a final da Copa do Brasil no Couto Pereira e ainda não garantiu seu ingresso tem a última chance na manhã de hoje, véspera do jogo com o Palmeiras. Segundo o clube, restam cerca de 600 ingressos para a decisão, todos para o setor Mauá. A venda começa às 10 horas, na bilheteria do estádio, e as entradas custam R$ 120 cada (meia-entrada a R$ 60).

Todos os outros setores do estádio já estão lotados, inclusive o local destinado à torcida palmeirense. Na manhã de ontem, centenas de pessoas formaram uma longa fila no Alto da Glória em busca dos últimos ingressos disponíveis. A concentração de torcedores começava nos guichês da Rua Mauá, subia pela Rua Amâncio Moro e ia até a altura da Igreja do Perpétuo Socorro.

Mesmo assim, alguns bilhetes não foram adquiridos e serão comercializados novamente hoje. A capacidade liberada pelo Corpo de Bombeiros é de aproximadamente 34,7 mil pessoas. O clube tem hoje 30 mil sócios-torcedores com direito a acompanhar a partida.

Palmeiras

Após muitas reclamações de torcedores palmeirenses que não conseguiram comprar ingressos para a decisão na Copa do Brasil pela internet na noite anterior, o diretor jurídico do clube, Piraci de Oliveira, anunciou pelo microblog Twitter a venda de mais 1,5 mil ingressos no site do futebolcard.com – que se esgotaram em menos de 15 minutos. O dirigente do Palmeiras não explicou a origem dos ingressos extras.

O Coritiba informou que repassou apenas a carga pré-acordada de 4 mil entradas para o adversário na decisão do torneio. No clube paulista nenhum responsável foi encontrado para comentar o assunto.

CARREGANDO :)

A cena vista do outro lado do portão de desembarque do Aeroporto Afonso Pena impressionou. Um número maior de torcedores que os presentes na viagem para São Paulo, três dias antes, estava à espera do elenco coxa-branca. Os gritos de "Vem, Coritiba" e "Sou coxa-branca de coração, eu sou do time que vai ser o campeão" recepcionavam o grupo alviverde na fria tarde de sábado. A acolhida surpreendeu o elenco. Nos vídeos publicados na internet por torcedores é visível o espanto. Rafinha, Vanderlei e Willian são os mais assediados. Param para cumprimentar fãs e ouvir palavras de apoio. Um ponto de virada na decisão da Copa do Brasil, contra o Palmeiras.

Publicidade

Dentro do clube, a recepção da torcida é vista como o momento em que o elenco zerou o abatimento posterior ao jogo em Barueri. No vestiário, era visível o misto de tristeza pelos gols perdidos com a revolta pelos erros do árbitro Wilton Pereira Sampaio. Imediatamente começou o trabalho de mobilização para a partida da volta, amanhã.

"Estive no vestiário depois do jogo e procurei tranquilizar os jogadores. Era um ambiente de tristeza, mas também de muito otimismo", diz o presidente Vilson Ribeiro de Andrade, que deparou-se com um grupo de 40 torcedores no Aeroporto de Congonhas, sexta-feira pela manhã, embarcando de volta para Curitiba. Todos, segundo o dirigente, confiantes na virada.

Entre os jogadores, a mobilização começou à memória de experiências próprias. Pereira era um dos zagueiros do Grêmio na Batalha dos Aflitos, em 2005, em que o clube gaúcho, com quatro atletas expulsos, derrotou o Náutico por 1 a 0. No ano seguinte, Pereira e Tcheco ajudaram o mesmo Grêmio a reverter um cenário pior contra o Caxias, na semifinal do Gaúcho. Derrota por 3 a 0 no Centenário, vitória por 4 a 0 no Olímpico.

A confiança no retrospecto do Couto Pereira também tem sido lembrada. O Coxa venceu as 11 últimas partidas em casa pela Copa do Brasil. Somente nesta edição são 15 gols em 5 duelos, fechando a média de três bolas na rede que o time precisa – desde que não sofra nenhum. "O Couto é a Bombonera brasileira", tem dito o volante Willian.

A mobilização será complementada pelos departamentos de futebol e marketing do clube. Antes de jogos decisivos, sempre é produzido um vídeo motivacional, exibido para os jogadores durante a preleção. O conteúdo do material para a decisão é mantido sob sigilo, para não reduzir o impacto. É certo que imagens da chegada a Curitiba no sábado serão usadas, pois havia um funcionário do departamento de comunicação filmando a recepção.

Publicidade

Cartazes com colagens e frases de incentivo expostos dentro do vestiário e no túnel que dá acesso ao gramado do Couto Pereira também reforçam o arsenal. O primeiro a ser mostrado será o de Tahiza do Carmo Stein, conselheira do clube e secretária em um consultório médico, que desde 2002 prepara mensagens para os atletas antes das partidas mais importantes. É uma maneira de atender a um dos últimos pedidos do marido, morto em 1996. Ele fez Tahiza prometer que continuaria levando o filho, Thyago, aos jogos do Coritiba.