Finalmente o Paraná está encontrando o caminho da afirmação técnica. É o líder da Série B com duas vitórias, seis gols marcados e apenas um contra na única derrota que sofreu. Esta boa fase não acontece por acaso. Faz algum tempinho, desde a fase final do Campeonato Paranaense, que o Tricolor está crescendo. Lenta e gradualmente, o treinador Marcelo Oliveira está moldando uma boa equipe.
Os pontos que valem a liderança provisória foram conseguidos contra dois vice-campeões de um futebol da melhor reputação nacional, São Paulo e Minas Gerais. Logo, não considero o Paraná um meteoro da Série B. A equipe foi se firmando a partir de algumas modestas contratações. Mas, acertadas, é o que prova o desempenho do grupo. Os investimentos financeiros são pequenos, a qualidade de alguns jogadores foi muito contestada. Os resultados mostram que nem sempre muito dinheiro e fama resolvem problemas das equipes em formação ou com deficiências já consolidadas.
O decisivo é ter paciência e critérios técnicos que alimentem esperança nos torcedores. O Tricolor está superando a fase da desconfiança. Aos poucos o time melhora e, como acréscimo, tem apresentado um perfil de dedicação e determinação. As dificuldades já foram rastreadas e, aos poucos, estão sendo eliminadas. A aplicação profissional dos jogadores é grande e até dificuldades para o recebimento de salários não tem interferido no desempenho da equipe.
Ponto para a dignidade de cada jogador no exercício do seu trabalho. Méritos para o treinador Marcelo Oliveira. Um operário da conduta emocional dos seus comandados. Tem provado possuir liderança firme e bem dosada. Importante, doravante, é continuar calçando as sandálias da humildade, sem recuar um milímetro na disposição de vencer. Este momento é o melhor do Paraná desde que foi rebaixado para a Série B.
Reforços
Ouvi do presidente do Atlético que o clube precisa, sim, reforçar o time para evitar campanha vexatória no Brasileiro. Malucelli reconhece que as contratações mais qualificadas custam caro, mas, "é preciso que os torcedores saibam que estamos empenhados em não poupar esforços para dotar o nosso time de bons jogadores".
A Era Dunga
Oportuno o lançamento do livro sob o título Brasil da Era Dunga. O autor é um pernambucano, pouco conhecido por aqui. Galba Araujo tem várias qualificações. Trabalhou em vários clubes do Nordeste e frequentou centros de preparação técnica. É um estudioso e lança sua obra faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo.
Foi muito feliz ao eleger o conteúdo do livro, dedicado exclusivamente ao trabalho de Dunga por quase quatro anos na direção técnica da seleção brasileira. Galba Araujo atualmente mora com a família em Curitiba, trazido pela filha médica que exerce a profissão num dos hospitais da cidade. Agradeço o exemplar que recebi e recomendo a leitura da obra, que será vendida nas Livrarias Curitiba.