Se para o carnaval o ápice da festa sempre é a chamada terça-feira gorda, para o futebol mundial o grande dia será hoje, autêntica quarta-feira gorda, quando as seleções estarão se apresentando como parte dos preparativos para a Copa.
A menos de cem dias da abertura do grande torneio no Brasil, diversos técnicos estão as voltas com dúvidas e incertezas na escalação do time ideal.
Entre os menos preocupados encontram-se o espanhol Vicente Del Bosque e o argentino Alejandro Sabella, pois as suas equipes estão definidas, a maioria dos jogadores atravessa fase técnica satisfatória e surgem entre os favoritos naturais para a conquista do título. Apenas torcem para que nenhum craque se lesione até a estreia no Mundial.
Com o meia Schweinsteiger em recuperação, mas também preocupado com o ritmo forte das competições em andamento Nacional, Copa Alemã e Liga dos Campeões , o treinador Joachim Löw tem consciência da possibilidade de o Bayern Munique voltar a decidir o título europeu de clubes a poucas semanas da Copa. No ano passado, a final foi entre os dois principais times alemães e todos sabem o quanto desgasta uma parada dessa envergadura.
Não é diferente a situação de Felipão, que mesmo afirmando já possuir o time definido (a base que venceu a Copa das Confederações), espera pela recuperação técnica de jogadores importantes como Julio Cesar, Paulinho, Oscar, Fred e Neymar. A condição do goleiro chega a ser surrealista, pois de reserva de um clube inglês da segunda divisão ele vai tentar reencontrar a forma no insipiente futebol canadense.
Os demais precisam chegar voando nas sete partidas da Copa e não antes da hora, mais ou menos como aconteceu em 2002 quando Felipão apostou as suas fichas em Ronaldo e Rivaldo, que se reabilitavam de cirurgias, e acabaram jogando tudo na hora certa tornando-se fundamentais na conquista do penta.
O amistoso de logo mais, com a África do Sul, em Johannesburgo, não tem grande significado sob o ponto de vista tático ou técnico, servindo apenas como testes de ouro para os paranaenses Rafinha, revelado pelo Coritiba, e Fernandinho, revelado pelo Atlético.
Rafinha vem jogando bem no superBayern, mas com Daniel Alves e Maicon, o seu espaço torna-se restrito na seleção brasileira que será convocada por Felipão no dia 7 de maio, no Rio. Fernandinho surge com maiores possibilidades de constar da lista final de convocação, desde que saiba tirar proveito da oportunidade desta tarde contra os sul-africanos.
Coisa que Lucas, Luis Fabiano, Arouca, Fernando, Felipe Luís, Ronaldinho Gaúcho, Jadson, Pato e outros não conseguiram.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Deixe sua opinião