Ao contrário da partida contra Portugal, quando o Brasil não passou do empate por 0 a 0, deixando a desejar técnica e taticamente, hoje, na demanda contra o Chile, espero que tudo seja diferente, com o retorno dos titulares Elano, Kaká e Robinho.
A equipe brasileira, mesmo se classificando em primeiro para as oitavas de final, encontrou dificuldades nas saídas da bola. O volante Gilberto Silva estava lento, assim como Felipe Melo. Aliás, contra os lusitanos, o jogador aparentou estar emocionalmente desequilibrado. Não restou ao Dunga outra opção senão substituí-lo, ainda no primeiro tempo, por Josué. Este, no entanto, nada acrescentou à dinâmica canarinho dentro de campo. Somando-se a tudo isso, o lateral direito Daniel Alves, que atuou como meia atacante, não fez o que dele se esperava.
Ora, por que não escalou Ramires? A chance de acerto seria maior. Afinal, a posição original dele é no meio de campo. E mais: o lateral esquerdo Michel Bastos não vem agradando, principalmente quando apoia o ataque.
Enfim, partindo do princípio de que a cada partida conta-se uma história diferente, o torcedor brasileiro continua otimista acreditando que o Chile pode pagar pelo que não fez.
Surpreenderam
A seleção uruguaia não estava entre as favoritas nesta Copa da África, porém, com uma defesa segura, com um meio de campo coeso e com um ataque contundente, chegou às quartas de final. Posso destacar ainda a ótima atuação do artilheiro Luís Suárez que ao lado do zagueiro Diego Lugano e, principalmente, do meia atacante Diego Forlán, fazem a diferença para a Celeste Olímpica.
Na próxima fase, o confronto será com os africanos de Gana, que passaram pelos Estados Unidos, na prorrogação. Uma partida emocionante. Foi no gol de Gyan que o espírito esportivo vinculado ao significado de representar uma nação ficou visível. O jogador envolveu a todos na comemoração do gol que garantiu a continuidade do único país africano no Mundial. Agora, dentro das quatro linhas, pelo que observei, os uruguaios são favoritos para a semifinal. É isso.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia