• Carregando...

O ano novo está chegando. 2010, o ano da Copa do Mundo na África do Sul. Sonharemos com o hexa. Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte serão os primeiros de­­graus. Bons desafios logo de cara. A seleção brasileira chegou fácil ao Mundial pelas mãos de Dunga, um técnico prático e objetivo. Bus­­ca resultados.

Dizer que o Brasil é favorito, to­­dos vão dizer. É sempre assim. So­­mos os melhores do mundo quando o assunto é futebol. Assim ra­­ciocina a nação verde e amarela. Bra­­sil varonil. Pátria amada. O te­­mido Brasil pisará nos gramados africanos com a imponência do leão, o rei dos animais por aquelas bandas.

As vuvuzelas dominarão o am­­biente. Irritantes, são a marca re­­gistrada da alegria africana. A es­­treia do continente no circuito das Copas é esperada há tempos, desde que a Fifa ampliou a participação da África nos mundiais. A Áfri­­ca do Sul trabalhou rápido e er­­gueu seus dez estádios antes do prazo, mostrando eficiência na or­­ganização do maior evento futebolístico do planeta.

Os problemas estão fora dos estádios. Acomodar os 500 mil turistas em 405 mil vagas disponíveis nos hotéis do país é o primeiro desafio. Controlar a criminalidade em tempos de Copa, é outro. A Copa das Confederações mostrou uma África do Sul relativamente bem preparada, mas na Copa as dimensões são bem maiores. O Mundial tornará 2010 um ano especial.

Orçamentos

Serão baixos. O trio de ferro an­­te­cipa os problemas do ano anun­ciando dívidas, poucos re­cursos e receitas abaixo das ne­cessidades. O Atlético não e­stá conseguindo segurar o lateral Nei, vejam só. Como sempre acontece, o time do Estadual se­­rá diferente daquele que iniciará o Nacional. É a política paranaense.

Coritiba e Paraná farão da Se­­gundona um terreno de rivalidade. Cada um com os seus problemas. O Coxa sem saber onde jogará suas 19 partidas "em casa". O Tricolor servindo de vitrine para os "parceiros", agora sob nova di­­reção. Que 2010 podemos projetar? No momento, um ano sombrio, no mínimo.

Schumi voltará?

O alemão está tentado ao retorno. Quase voltou neste ano passado, no lugar de Felipe Massa. Agora, a Mercedes, que fez de Michael Schumacher um piloto na mais tenra idade, quer recrutá-lo e colocá-lo nas pistas da Fór­­mula 1 novamente. Tomara.

Personagem: Héber

O melhor árbitro do Brasileiro irá apitar a final da Suburbana hoje à tarde, entre Urano e Trieste, no Estádio Manuel Garcia de Andrade. É o terceiro jogo da decisão, que está empatada. Héber Roberto Lopes será a grande atração da partida, sem dúvidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]