• Carregando...

O não muito popular ex-Malutrom, ex-Corinthians Paranaense, também conhecido por Timãozinho (cruzes!!!), foi o primeiro clube-empresa brasileiro após o surgimento da Lei Pelé, e como uma boa empresa deve ter alguns marqueteiros de plantão na sua folha de pagamento.

Pois bem, após a malfada parceria com o Corinthians Paulista resolveu-se que o time ia mudar de nome para Jotinha, uma homenagem a seu criador e proprietário Joel Maluccelli… O que o tal departamento de marketing não percebeu foi que com o novo nome o time poderia virar alvo de piadinhas… Você já imaginou um locutor de língua espanhola narrando um jogo do Jotinha? Vai ser hilário…

Paralimpíada num upa!

A Paralimpíada foi uma "invenção", pasmem, da medicina de guerra. Após a 2ª Guerra Mundial, graças às terapias que eram utilizadas em muitos hospitais de reabilitação misturando técnicas de medicina aliadas ao esporte, com o intuito de ressocializar multidões de vítimas da guerra, mutilados e portadores de lesões. Reabilitar pelo esporte era o lema e na Olimpíada de Londres em 1948,os paratletas já faziam suas primeiras aparições.

No Brasil surgiram nos anos 50 os primeiros clubes de deficientes esportistas, o Otimismo (RJ) e o Clube dos Paraplégicos (SP).

Em 1960, Roma se tornou oficialmente a primeira sede dos Jogos Paralímpicos, mas o Brasil estreou na competição somente em 1972 – tendo como sede a cidade de Heidelberg, pois Munique estava interditada, por causa dos atentados terroristas naqueles jogos alemães.

Hoje, apesar do caráter pacífico dos jogos, a medicina de guerra ainda se faz presente. Melissa Stockwell é uma ex-combatente e participou em três provas da natação em Pequim 2008. A atleta foi vítima de uma bomba e sua perna esquerda amputada durante a última Guerra do Iraque.

A Paralimpíada de Londres, como manda a tradição do calendário, após os Jogos da elite, começa dia 29 de agosto. O Brasil é uma das forças do encontro. Em Pequim, há quatro anos, ficou na 9.ª posição geral, com 47 medalhas, sendo 16 de ouro.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]