Em Mônaco, a vitória de Nico Rosberg foi ofuscada pela polêmica do "teste secreto" com os pneus Pirelli em Barcelona. Ontem, em Silverstone, novamente o alemão da Mercedes não esteve sozinho no centro das atenções.

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A polêmica desta vez com os pneus foi mais grave: quatro pneus traseiros esquerdos estouraram, expondo um risco à segurança dos pilotos. A deterioração rápida foi até um pedido de Bernie Ecclestone e da FIA para a Pirelli a fim de tornar as corridas mais emocionantes. E sem dúvida a temporada passada foi uma das mais equilibradas da história.

Mas em Silverstone a própria fabricante admitiu que há um problema e que vai buscar corrigi-los já para o próximo final de semana, no GP da Alemanha. Será que as mudanças vão alterar os rumos do Mundial de F-1?

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A segunda vitória de Rosberg mostra que a Mercedes está lidando melhor com os pneus em ritmo de prova – ainda que o safety car tenha ajudado os alemães.

Depois de um treino desastroso, a Ferrari teve uma corrida consistente, especialmente as voltas iniciais de Massa (cuja largada foi brilhante) e de Alonso no fim. Para o espanhol, a corrida foi ainda mais especial com o abandono de Vettel, descontando a diferença para 21 pontos, ficando dentro da margem de uma vitória (25).

Resta saber qual será o papel de Webber neste duelo – ele foi outro piloto que se destacou em Silverstone. Com o anúncio de sua ida para a Porsche, com a qual disputará Le Mans em 2014, deve se sentir mais livre para brigar pelas vitórias, sem ajudar Vettel, pois não terá o compromisso de ter que agradar o time para renovar seu contrato.

A Red Bull pode até não ter pressa para escolher o substituto de Webber, pois as opções óbvias estão livres no mercado: Kimi Raikkonen (deixando um lugar cobiçado também na Lotus Renault) e a dupla da Toro Rosso, Daniel Riccardo e Jean-Eric Vergne.

Depois de três acidentes seguidos em treinos livres, Massa foi muito bem na Inglaterra e poderia ser um azarão a esta vaga, o que lhe traria ótimos e novados ares, com a equipe que domina a F-1 nos últimos anos. A grande desvantagem desta vaga – ser ofuscado pelo companheiro de equipe – ele já encontra no atual emprego.

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Resta saber como Vettel vai se posicionar nesta escolha. Seu poder de decisão ficará evidenciado dependendo de quem for anunciado pela Red Bull.