Sebastian Vettel é o líder do campeonato. Escrito assim, parece até que a F1 está bem previsível, como nos dois últimos anos. Mas quem viu as quatro primeiras corridas sabe: há muito tempo a categoria não via uma equilíbrio tão grande entre as equipes de ponta.

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Nos quatros GPs, quatro vencedores diferentes e de quatro equipes diferentes, algo inédito em quase 30 anos. Vale dizer que este equilíbrio não é algo "irreal" – por uma quebra de um favorito ou uma zebra vencendo. Com exceção da chuva na vitória de Alonso e da Ferrari (nitidamente o conjunto mais fraco entre os quatro vencedores do ano), todas as outras equipes mostraram força o suficiente para se impor e vencer.

Além da escuderia italiana e, claro, Red Bull e McLaren, que dominaram a F1 nos últimos anos, a categoria vê, em 2012, uma Mercedes GP muito forte também – tanto que venceu a corrida passada, na China, e colocou dobradinha com Michael Schumacher no grid desta mesma prova.

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Além disso, outras duas equipes já mostraram que têm condições de lutar pela vitória, como a Lotus neste final de semana no Bahrein – Kimi Raikkonen chegou a pressionar em menos de um segundo o líder Vettel. Além disso, Romain Grosjean conquistou seu primeiro pódio – colocando dois carros da Lotus entre os três primeiros.

Outra equipe potencial vencedora é a Sauber – a vitória ficou bem perto de Sérgio Perez na Malásia, onde foi o segundo colocado. Sendo assim, são 12 carros que estão ali bem próximos, sendo possível uma oscilação de performance a cada GP.

Se na prova passada o domínio foi do motor Mercedes, no Bahrein a supremacia foi da Renault – Lotus e Red Bull dominaram as quatro primeira colocações. Se pensarmos que Force India, Toro Rosso e Williams também andam rondando o pódio em pelo menos uma destas quatro provas, são nada menos que 18 carros competitivos em uma temporada que está apenas começando.

É bom que se diga que, na temporada europeia, que começa a partir do próximo GP, em Barcelona, as equipes mais fortes tendem a se distanciar das médias. Mesmo assim, o que antigamente se chamava de trio de ferro está cada vez mais se tornando um sexteto de ponta, com Lotus, Sauber e Mercedes já tendo um primeiro ou um segundo lugar conquistado nestas quatro primeiras etapas.

Um presente e tanto para os fãs acostumados com certa monotonia nos últimos anos.

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