Bem, a temporada de 2010 chegou ao fim para nuestros tres muchachos de la pelota. O Coxa voltou à elite "em dois palitos", como diz um hermano; o Atlético, mesmo com um ataque horroroso (saldo negativo de três gols), quase beliscou uma vaga na Libertadores.
E o Paraná Clube ficou onde está, o que foi melhor ou menos pior do que cair para a... Bom nem falar.
Coxa e Paraná já calçaram chinelão em direção às praias e o Atlético só tem um jogo-treino com o Avaí, na Arena, pela última rodada.
A quarta posição do Brasileirão, aquela que dá, mas pode retirar vaga à Libertadores, ficará com o melhor entre os três que a disputavam: o Grêmio, que arrebentou no returno. E que joga por empate no Olímpico, contra o Botafogo.
Os gaúchos talvez tenham levado sorte que o argentino Independiente, heptacampeão da Libertadores e bi intercontinental, seja seu "representante" contra o modesto Goiás, na final da Sul-Americana.
É provável que o alviverde goiano só tenha surpreendido o Palmeiras pelo orgulho ferido. A arrogância com que foi tratado na semifinal deu no que deu. Felipão que o diga.
Quando o Fluminense enfrentou o São Paulo e goleou por 4 a 1, na Arena Barueri, a torcida do Tricolor paulista cantarolou algo como "Não é mole não, até com esse timinho o Muricy é campeão!"
Contra o Palmeiras, no domingo, o "timinho" de Muricy Ramalho ganhou também a torcida do Porco. Sorte de Muricy, azar de Felipão, que deu mostras com o time quase completo de querer a vitória, no jogo errado.
Quando o palmeirense Dinei abriu o placar com aquele golaço à longa distância (deu a impressão de ter chutado por chutar, com a bola encontrando, sozinha, as redes), contrariando o desejo de sua torcida, vaias e objetos foram lançados ao gramado como recado da arquibancada.
O jogo que queriam que Scolari tivesse vencido ele já havia perdido. Contra o Flu era jogo para perder, e se juntar ao São Paulo contra o Corinthians.
Mensagem entendida, o Porco fingiu que jogava, fazendo um ataque contra defesa, ansioso para que os cariocas virassem o maldito jogo, mesmo que Deola, goleiro alviverde, parecesse não querer colaborar.
No fim deu tudo certo. 2 a 1 para o "timinho" de Muricy, que tem apenas o rebaixado Guarani pela frente para confirmar o bicampeonato brasileiro. Não haverá mala preta ou branca que mudará isso.
Estas últimas rodadas decisivas do Brasileirão, com os incríveis cruzamentos de jogos e interesses, entrarão para os anais dos pontos corridos.
Deixe sua opinião