Os conflitos entre Dunga e imprensa despertam sentimentos contraditórios em todo o Brasil.
Muitos torcedores acham que Dunga é grosseiro, radical, agressivo, intolerante e que generaliza quando critica a imprensa.
A maioria, ao contrário, pensa que Dunga é franco, justo, rígido, que não dá bola para os patrocinadores e que ainda é capaz de acabar com os antigos privilégios da Rede Globo. Muitos gostariam de fazer o que Dunga fez.
Os dois olhares para o treinador estão certos e errados. Por suas atitudes, Dunga mostra que é justo, autêntico, sincero e também tosco, radical e intolerante. São as contradições do ser humano.
Se a seleção brasileira ganhar o título, Dunga será o maior dos heróis. Se perder, será o maior dos vilões.
Ricardo Teixeira está calado. Ao mesmo tempo em que apoia o treinador, por achar que só assim o Brasil será campeão, não sabe o que dizer para seus parceiros da imprensa, para os patrocinadores, que se acham prejudicados, e para a Fifa, que reclama de Dunga e da CBF.
Durante a Copa, não é o momento de a CBF pressionar o treinador. Mas, mesmo se o Brasil for campeão, duvido que Dunga continue na seleção, ainda mais sendo a Copa no Brasil. Os parceiros e patrocinadores da CBF não vão permitir. A CBF não vai querer perder dinheiro.
No campo, Dunga faz bom trabalho e dá bons treinos. Faz, no mínimo, o que os técnicos famosos e experientes fariam. Isso não significa que Dunga, mesmo sem nunca ter sido treinador de clubes, é um precoce e excepcional técnico. É apenas mais uma evidência de que os conhecimentos da profissão não são privilégios de poucos, e que treinadores badalados não ganham sozinhos as partidas, como eles acham.
Outro personagem da Copa, criticado e amado pelos argentinos, é Maradona. Se a Argentina ganhar o Mundial, será a vitória do técnico que nunca foi técnico, do técnico que fuma charuto durante o treino, do técnico que, diferentemente de Dunga, se diverte nas entrevistas coletivas, do técnico que não tem pose de científico e do técnico que não tem cara de professor.
Se a Argentina for campeã, quem levantará a taça? O capitão, Messi, ou Maradona?
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião