Atleticanas
Smart cards
A habilitação dos smart cards dos sócios que quiserem assistir ao jogo de sábado contra o América-MG, às 14 horas, no Ecoestádio, começa hoje, às 9 horas, pelo site do Atlético ou pessoalmente no Espaço Sócio Furacão, na Rua Petit Carneiro, 190, no Água Verde, próximo à Arena da Baixada. A carga destinada à torcida rubro-negra é de aproximadamente 7 mil tíquetes.
Com três treinadores diferentes ao longo da Série B, o Atlético teve de se adaptar aos diferentes estilos de jogo e métodos de treinamento. Neste momento, sob a batuta de Ricardo Drubscky, o fundamento passe é o mais importante da prancheta. O resultado, depois de 12 rodadas, foi para o campo e transformou o Furacão no time que mais toca a bola entre os 20 representantes da Segundona.
Até agora, completadas 27 rodadas, o Rubro-Negro trocou 9.215 passes, numa média de 341 por jogo os dados são do site de estatísticas Footstats. Assim, de tanto praticar o fundamento, a equipe é também a que mais erra: do total, falhou em 1.074 tentativas.
Esses números se alinham a outra característica atleticana, a de manter a posse de bola. Não por acaso, o Rubro-Negro é o terceiro que detém mais a esférica sob domínio (54,54% de média), só perdendo para Avaí e Paraná.
Não foi sempre assim, já que o primeiro técnico da temporada, Juan Ramón Carrasco, prezava mais a velocidade e a rápida definição das jogadas do que a paciência para encontrar o melhor momento para furar a defesa adversária. O processo de mudança, de reter o controle das partidas, começou com Jorginho e foi solidificada a partir do retorno de Drubscky ao comando técnico, no início de agosto.
Só que esse novo momento não é exclusividade apenas do trabalho dos treinadores, mas também das contratações que chegaram com o torneio em andamento e que têm nesse fundamento o ponto forte.
Reflexo disso é que alguns desses jogadores estão na lista dos que mais tocam a bola. João Paulo, por exemplo, é o campeão do quesito no elenco, com 781 passes certos. Na sequência aparecem Cleberson (698), Maranhão (653), Manoel (651) e Pedro Botelho (483).
Fora de campo, o zagueiro Naldo machucou o ligamento cruzado do joelho esquerdo e será operado. Só volta aos gramados em 2013.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião