A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou nesta segunda-feira os detalhes da segunda rodada do Estadual 2010. A surpresa negativa ficou pelo fato de que Engenheiro Beltrão e Cianorte não conseguiram cumprir as exigências da entidade e não poderão jogar em seus estádios. O prejuízo técnico e financeiro é certo, o que não impede a ironia do folclórico Luiz Linhares, presidente do Beltrão e da Futpar. Ele já definiu a situação dos dois clubes no Paranaense: os "sem mando", em paródia ao polêmico "supermando".
"Ninguém me passou as razões do nosso estádio (João Cavalcanti de Menezes) está vetado. Não tenho nenhum documento da FPF. Falam do muro que precisa ser aumentado, mas a Polícia Militar e o Reginaldo Cordeiro (presidente da Comissão de Vistorias) disseram no ano passado que não precisava. Até a prefeitura ficou revoltada e vai acionar o Ministério Público. Se o campeonato tem o supermando, nós somos os sem mando", disse Linhares, por telefone, à Gazeta do Povo.
Já Reginaldo Cordeiro rebate as alegações. "Eles estão injuriados conosco porque não fomos flexíveis. Eles passaram dos limites, é fazer ou fazer as obras", garantiu o dirigente da FPF. Certo mesmo é que, enquanto o seu estádio estiver vetado, o Beltrão jogará no Waldemiro Wagner, em Paranavaí. É lá que o Alvinegro do interior recebe o Paraná Clube nesta quinta-feira, às 16h50. Luiz Linhares acredita que, diante das exigências da federação, será difícil liberar a praça esportiva em um espaço curto de tempo.
"Mandei as fotos dos banheiros hoje para eles, estão praticamente prontos. Poderíamos usar banheiros químicos, a CBF autoriza no Pacaembu, por exemplo, então qual o motivo de não podermos usar aqui? O nosso estádio é antigo, pequeno, sabia que demoraria para adequá-lo, mas a prefeitura já investiu R$ 80 mil. Não foi por acaso que pedi para jogar em Maringá, porém não deixaram. Queria saber agora quem vai pagar todo o prejuízo que teremos", comentou o dirigente do Beltrão.
Os cálculos dos prejuízos ainda não foram feitos por nenhum dos dois clubes. "Acho que o estádio do Cianorte (Albino Turbay) pode terminar até quarta-feira as obras, para liberarmos em breve. O de Beltrão eu não faço ideia", complementou Reginaldo Cordeiro. O Leão do Vale do Ivaí vai jogar contra o Nacional nesta quarta-feira, às 20h30, no 14 de Dezembro, em Toledo. Até liberar o seu campo, o Cianorte atuará no reduto do Porco. Procurada, a diretoria do Leão do Vale não se manifestou.
Já o Newton Agibert de Prudentópolis, casa do Serrano, foi liberado após apresentar todos os laudos.
Confira a tabela completa de jogos da 2ª rodada do Paranaense:
Quarta-feira 20/01, às 16h40 Serrano x Corinthians-PR(Estádio Newton Agibert Prudentópolis)
Quarta-feira 20/01, às 19h30Atlético Paranaense x Operário(Estádio Joaquim Américo Curitiba
Quarta-feira 20/01, às 20h30Cianorte x Nacional(Estádio 14 de Dezembro Toledo)
Cascavel x Toledo(Estádio Olimpico Regional - Cascavel)
Paranavaí x Iraty(Estádio Waldemiro Wagner Paranavaí)
Quarta-feira 20/01, às 21h45Rio Branco x Coritiba(Estádio Fernando Chaburb Farah Paranaguá)
Quinta-feira 21/01, às 16h50Engenheiro Beltrão x Paraná Clube(Estádio Waldemiro Wagner - Paranavaí)
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares