O Santos fez o que se esperava dele. Na estreia no Mundial de Clubes, na manhã desta quarta-feira (14), o time brasileiro venceu o Kashiwa Reysol, do Japão, e se classificou para a final da competição.
Neymar, com um belo chute de fora de área, Borges artilheiro do último Brasileirão e Danilo balançaram as redes para o Santos no triunfo por 3 a 1. Os dois primeiros gols foram marcados ainda no primeiro tempo. O campeão japonês buscou a reação na etapa final: diminuiu o placar, com Sakai, jogou melhor do que o Santos, mas não evitou a derrota.
"Seria complicado sair logo no primeiro jogo. Então, a gente fez uma ótima partida e conseguimos dar o primeiro passo [rumo ao título]", disse o atacante Neymar logo após a partida. "Passou a ansiedade. Agora vamos concentrar para jogar bem na final", complementou Borges.
O time de Muricy Ramalho, agora, vai enfrentar na final o vencedor da partida entre Barcelona e Al Sadd, do Qatar - as duas equipes se enfrentam na quinta-feira (15), às 8h30 (horário de Brasília). Já a grande decisão do Mundial está marcada para domingo (18), também as 8h30.
O jogo
O Santo não pressionou o Kashiwa Reysol no primeiro tempo, mas, mesmo assim, conseguiu abrir vantagem no placar. O primeiro lance de perigo veio logo aos 4 minutos, quando o zagueiro Kondo se atrapalhou dentro da área do time japonês. Neymar conseguiu desviar o lance e a bola bateu na trave.
Neymar acertou a pontaria alguns minutos depois. Aos 19, ele recebeu a bola de Paulo Henrique Ganso, deu um belo corte em Otani e com a perna esquerda, de fora da área, acertou o ângulo do goleiro Sugeno. Um golaço no Toyota Stadium.
O Kashiwa não teve tempo para absorver o primeiro gol. Cinco minutos depois, Borges dominou a bola na entrada da área, girou em cima da zaga japonesa e, também de fora da área, chutou para o fundo das redes: 2 a 0 para a equipe santista.
A vantagem brasileira esfriou o jogo até o fim do primeito tempo. O Kashiwa passou a ter mais posse de bola, mas não levava muito perigo ao gol do goleiro Rafael. O panorama mudou no segundo tempo, quando a zaga santista cedeu espaços e o time japonês foi melhor no jogo.
Aos 9 minutos da etapa final, o brasileiro Jorge Wagner cobrou escanteio, Sakai subiu mais do que a zaga santista e marcou de cabeça, mantendo o Kashiwa vivo no jogo.
No entanto, um banho de água veio aos 17. O lateral Danilo cobrou falta com perfeição, colocando a bola, com curva, pelo lado da barreira. Outro belo gol do Santos, o terceiro brasileiro na partida.
Os japoneses tomaram conta do jogo após sofrerem o gol. O atacante Kitajima perdeu uma ótima chance dentro da área ao chutar por cima do gol. Sawa, aos 29, acertou a trave depois de um chute cruzado. O mesmo Sawa, aos 36, ainda perdeu outra oportunidade incrível, desviando para fora uma bola recebida na pequena área.
Os sustos servem de alerta para a defesa santista em um eventual duelo contra o poderoso Barcelona na final. Nesta quarta-feira, o desempenho foi suficiente para a vitória: 3 a 1 e vaga garantida na final do Mundial de Clubes.
Confira como foi a transmissão interativa da partida entre Santos e Kashiwa Reysol:
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Deixe sua opinião