O Figueirense é o novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro. O time catarinense assumiu a ponta, com 31 pontos, ao vencer o América-RN por 3 a 1 na noite desta terça-feira (24), em Natal, e ultrapassar o Coritiba, com 30 pontos, que perdeu para o Duque de Caxias por 2 a 0, na Arena Joinville.
A novidade no G-4 é a Ponte Preta, em terceiro lugar, com 29 pontos, após vencer o Náutico e atingir a sua sexta vitória consecutiva, um recorde na competição. O São Caetano, que empatou em casa com o Paraná, é o quarto colocado.
O Figueirense abriu 2 a 0 em Natal com gols de Fernandes e Ygor. Reinaldo diminui na etapa final para o time potiguar, que continua com 12 pontos, na vice-lanterna. Pela equipe catarinense, o atacante Reinaldo, de pênalti, fez o terceiro nos minutos finais.
O Coritiba perdeu pela segunda vez seguida, uma vez que vinha da goleada para o Ipatinga, por 5 a 1. Agora, o time paranaense caiu diante do Duque de Caxias, com gols de André Luis e Somália. O time fluminense, com 19 pontos, ocupa a 15.ª posição.
A Ponte igualou um recorde de 31 anos ao conseguir a sua sexta vitória consecutiva com o triunfo sobre o Náutico, por 2 a 0, em Campinas, com gols de Leandro Silva, de falta, e de Reis, de cabeça. O time de Campinas já tem 29 pontos, dentro do G-4, enquanto o Náutico, com a segunda derrota seguida - tinha perdido para o Icasa por 3 a 1 -, continua com 27 pontos, em oitavo.
A Portuguesa manteve o quinto lugar, com 27 pontos, ao empatar fora de casa, por 1 a 1, com o Brasiliense. O time da casa saiu na frente com Iranildo, mas cedeu o empate com Dodô. A equipe candanga, ainda irregular, está com 20 pontos, no 14.º lugar.
O Bahia se recuperou ao vencer, em casa, o América-MG por 3 a 0, com três gols de Jael. Os dois times têm 27 pontos, mas o Bahia é o sexto colocado por ter maior número de gols: 26 a 21 em relação ao América, agora em sétimo.
Depois de ser goleado pelo Sport por 4 a 1, o São Caetano voltou a vacilar, desta vez em casa. Empatou com o Paraná por 2 a 2, com gols de Eduardo e Fernandes, enquanto William anotou para o time paranaense, que evitou a quinta derrota consecutiva. Assim, continua perdendo posições, com 20 pontos. A equipe paulista, com 28 pontos, se manteve no G-4, no quarto lugar.
O Guaratinguetá voltou a jogar bem e venceu o ASA por 2 a 1, de virada, em Arapiraca, em Alagoas. O time da casa saiu na frente com Ciel, mas Lúcio Flávio empatou no primeiro tempo e Marcelo Soares, ex-Ponte Preta, fez o segundo na etapa final. A vitória deixou o Guaratinguetá com 25 pontos, em nono lugar. O ASA tem 22, em décimo.
Na base da disposição, o Santo André foi valente e quase venceu o Ipatinga fora de casa. A equipe do ABC paulista abriu o placar com um gol de Nando, no segundo tempo, mas depois cedeu o empate com Alessandro. Ambos continuam na zona de rebaixamento. O Santo André, com 16 pontos, em 17.º lugar, e o Ipatinga, com 13, em 18.º.
A torcida do Bragantino voltou a se decepcionar e o time não saiu do 0 a 0 contra o Icasa, que apenas tratou de se defender. O empate deixou o time paulista com 18 pontos, perto da zona de rebaixamento. O Icasa, com 21, levou um ponto importante para Juazeiro do Norte.
No Recife, com a Ilha do Retiro lotada, o Sport não conseguiu superar a retranca do lanterna Vila Nova, que segurou o empate sem gols. O time pernambucano tem 20 pontos, em 13.º, e o Vila Nova, ainda na lanterna, soma oito.
A 17.ª rodada será realizada no final de semana, com quatro jogos na sexta-feira e mais seis no sábado.
Confira os resultados da 16.ª rodada da Série B:
ASA 1 x 2 Guaratinguetá
Ipatinga 1 x 1 Santo André
São Caetano 2 x 2 Paraná
Bragantino 0 x 0 Icasa
Sport 0 x 0 Vila Nova
Ponte Preta 2 x 0 Náutico
Brasiliense 1 x 1 Portuguesa
Bahia 3 x 0 América-MG
Coritiba 0 x 2 Duque de Caxias
América-RN 1 x 3 Figueirense
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião