Caso o Paraná garanta a classificação na Copa Libertadores 2007, já tem um esboço do que terá pelo caminho no confronto preliminar (chamada pela Conmebol de "primeira fase"). Já há nove equipes garantidas na disputa.
Além do Santos, representante brasileiro, estão na briga por uma vaga na fase de grupos os seguintes clubes: Vélez Sarsfield-ARG, Tacuary-PAR, Cúcuta Deportivo-COL, Danúbio-URU, Cobreloa-CHI, Sporting Cristal-PER, Deportivo Táchira-VEN e Real Potosí-BOL.
Para fechar as seis chaves do mata-mata pré-torneio, restam apenas as definições entre Paraná e Vasco, além do indicado pelos mexicanos e o representante do Equador.
Como o Brasil (com seus dois times), Argentina, México, Colômbia e Paraguai serão os cabeças-de-chave no sorteio marcado para o dia 20, em Assunção no caminho de paranista ou vascaíno estariam: Danúbio, Cobreloa, Sporting Cristal, Deportivo Táchira, Real Potosí ou um representante do Equador (o Barcelona de Guayaquil é o 3.º do campeonato local e seria o indicado).