• Carregando...

Parece até brincadeira. Mas se na Copa do Mundo o Brasil manda, com cinco títulos conquistados, quando o assunto é Copa América, a seleção está longe dos principais rivais na América do Sul, Argentina e Uruguai. O sorteio da 42ª edição da competição, cuja sede será Venezuela será realizado nesta quarta-feira (14), em Caracas, às 21h (de Brasília).

Embora tenha levantado a taça em três das quatro últimas edições do torneio, a seleção brasileira possui apenas sete títulos em 41 edições no total, bem atrás de Argentina e Uruguai, com 14 conquistas cada.

Em mais de 70 anos, o Brasil só sabia o que era levantar uma Copa América quando jogava em casa. Os quatro primeiros títulos da seleção (1919, 22, 49 e 89) foram dessa forma. O país fazia um papel de coadjuvante, enquanto Argentina e Uruguai praticamente se alternavam na posse da taça.

Mas a partir de 1997, a história começou a mudar. O Brasil venceu a altitude da Bolívia e a seleção local na decisão, alcançando seu primeiro título fora do país. Outro fator que marcou a conquista foi o desabafo do técnico Zagallo, com o "Vocês vão ter que me engolir."

Dois anos mais tarde, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Brasil deu show no Paraguai, derrotando o Uruguai na final e levando o bi. A boa seqüência foi interrompida em 2001, na Colômbia, com o vexame da seleção de Luiz Felipe Scolari eliminada por Honduras nas quartas-de-final.

Três anos depois, entretanto, a seleção brasileira lavou a alma. Mesmo com uma equipe considerada reserva, o time de Carlos Alberto Parreira venceu a Argentina nos pênaltis. O destaque foi Adriano, autor, nos acréscimos, do gol que garantiu o empate em 2 a 2 no tempo normal, em decisão disputada em Lima, Peru.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]