Nelson Mandela se juntou a centenas de pessoas em luto nesta quinta-feira no funeral da bisneta do ex-presidente sul-africano que morreu em um acidente de carro na semana passada.
A morte de Zenani Mandela, de 13 anos, forçou Mandela a cancelar os planos de comparecer ao jogo de abertura da Copa do Mundo na sexta-feira, escurecendo o clima no início do espetáculo mundial do esporte.
Vestindo um sobretudo preto, Mandela, 91 anos, chegou enquanto o funeral estava sendo realizado e caminhou lentamente com auxílio a um assento na primeira fileira junto com sua esposa Graca Machel.
Colegas de escola e familiares de Zenani entraram em uma igreja metodista de Johannesburgo, carregando cestas de flores antes da leitura de mensagens de condolências, descrevendo Zenani como uma "estrela nata" que adorava música.
Zenani, que morreu dois dias depois de seu aniversário de 13 anos, era um dos nove bisnetos de Mandela. Ela morreu quando o carro em que viajava depois do show de abertura da Copa do Mundo sofreu um acidente.
A modelo Naomi Campbell disse em uma mensagem de vídeo que considerava Zenani uma afilhada e que se lembrava de ter brincado com ela criança.
"Eu fui realmente abençoada por poder dizer que nós andamos e demos risadas e brincamos de se fantasiar", disse ela. "Ela ficará em meu coração para sempre."
Zenani foi enterrada na manha de quinta-feira.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Deixe sua opinião