A Eslováquia já superou as expectativas ao passar para a segunda fase na primeira vez que participa da Copa do Mundo e pretende repetir o desempenho surpreendente ao enfrentar a Holanda na próxima fase.
Após uma apresentação ruim na derrota por 2 x 0 contra o Paraguai, na qual conseguiu chutar ao gol adversário apenas uma vez, a Eslováquia se transformou na quinta em um time irreconhecível que trabalhou junto como uma unidade fluída para eliminar a Itália com a vitória de 3 x 2.
Os estreantes terminam com o segundo lugar do grupo F atrás dos sul-americanos e enfrentam o vencedor do grupo E, a Holanda, na segunda.
"Vamos torcer para jogar nesse mesmo nível, mas claro que a Holanda está entre os favoritos para vencer a Copa", disse Robert Vittek, que marcou dois gols na partida, durante coletiva de imprensa.
O alto atacante é, agora, um dos artilheiros da Copa empatado com Gonzalo Higuaín, da Argentina, com três gols no total. Vittek marcou também na estreia do time no empate por 1 x 1 contra a Nova Zelândia.
"Não é uma conquista minha, para todos nós a vitória foi importante", disse o modesto jogador de 28 anos. "É claro que ser votado o melhor em campo é importante, mas eu quero quebrar esse prêmio em pedaços e dividir com meus colegas. Tive sorte de estar no lugar certo, na hora certa", acrescentou.
Os jogadores disseram antes do torneio que a sua maior arma era a capacidade de atuar bem em conjunto. Isso foi mostrado não só em campo, como também em se escondendo em conjunto da imprensa.
A decisão do time de ficar em silêncio ao passar pelos repórteres veio após uma semana difícil com jornalistas, que criticaram muito os jogadores na Eslováquia por conta do desempenho.
Como nenhuma palavra desabonadora era possível após a partida contra a Itália, eles podem decidir por um fim ao boicote aos jornalistas, especialmente após a confederação de futebol do país dizer que o time precisa melhorar as relações com a imprensa.
Não importa o que acontece em seguida, a equipe já conseguiu quebrar recordes para o seu país no palco mais alto do futebol. "É a primeira vez na nossa história. É muito importante, é muito importante para o nosso futuro," disse o técnico Vladimir Weiss.
Deixe sua opinião