Álbum da Copa teve índice de erros próximo a 12%, com 64 figurinhas de não-convocados| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Não é apenas o atacante Robinho que ganhou um lugar no álbum de figurinhas da Copa do Mundo sem ser convocado para o Mundial. Outros atletas também foram 'chamados' pela Panini, fabricante do livro ilustrado, mas não figuram na lista final de suas respectivas seleções.

CARREGANDO :)

No total, 64 jogadores estão "sobrando" no álbum. Isso representa 11,76% das 544 figurinhas de atletas -- 17 em cada seleção. O livro conta com outros 105 cromos divididos entre estádios, escudos, propaganda e curiosidades do Mundial.

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (5) os 23 convocados de cada equipe para a disputa da competição. Das 32 seleções, a que mais teve desfalque no álbum é a Austrália, com cinco. Lucas Neill, Rhys Williams, Brett Holman, Tom Rogic e Joshua Kennedy estão no livro ilustrado, mas não foram lembrados pelo técnico Ange Postecoglou na lista final.

Publicidade

Na seleção brasileira, o único que "sobrou" foi mesmo Robinho. Na Espanha, atual campeã, são três desfalques: Arbeloa, Navas e Negredo.

Por outro lado, cinco seleções não têm erro em suas escalações para a Copa: Camarões, Japão, Uruguai, Equador e Gana.A Panini ainda não descartou um recall de figurinhas para atualizar um álbum. Em uma última nota à imprensa, limitou-se a dizer que iria aguardar todas as convocações "para manifestar qualquer possibilidade de atualização".

Contatada nesta quinta-feira pela reportagem da Folha, a empresa ainda não se manifestou.

Atualização não é uma novidade para a Panini. Em 2013, no álbum da Copa das Confederações, a editora lançou nove figurinhas inéditas dos jogadores que foram convocados por Felipão para o torneio, mas que estavam de fora do livro ilustrado, lançado antes da convocação.

Antes mesmo do lançamento do álbum da Copa de 2014, a Panini já havia manifestado a hipótese de ter uma atualização, tanto por conta da falta de jogadores convocados como pela foto do Itaquerão, estádio de abertura do Mundial, ainda em construção.

Publicidade

"A nossa decisão é de sempre colocar a foto do estádio e essa não é a ideal. Mas, até hoje, não teríamos condições de colocar a foto do Itaquerão. Essa é uma das atualizações que estamos pensando", afirmou José Eduardo Martins, diretor presidente da Panini, na ocasião.