O Ministério do Esporte divulgou nesta quarta-feira (01/06), sem explicar os critérios adotados, um ranking da evolução dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. Pela lista do governo, a Arena da Baixada ainda é a praça esportiva mais adiantada das 12 que irão abrigar jogos do torneio. Isso porque as obras, cujas datas de início estão indefinidas, vão aproveitar boa parte do que já existe será concluído o setor da Brasílio Itiberê, além de serem desenvolvidas adaptações em outras áreas da edificação atual.
A avaliação foi apresentada pelo secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Silva Souza, durante seminário realizado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. De acordo com ele, os oito estádios em estado mais avançado de conclusão concorrem à Copa das Confederações em 2013, pois têm prazo de finalização estimado para dezembro do ano que vem. Já os quatro últimos da lista devem se estender até 2013 em abril (Fortaleza), junho (Manaus) e dezembro (Natal e São Paulo).
Com relação ao Itaquerão, que deu início à terraplanagem somente na segunda-feira, o relatório parece mais otimista. A estimativa original é de que a casa corintiana só esteja em pé nos primeiros meses de 2014. Natal segue o mesmo caminho, pois ainda não derrubou o Estádio Machadão, primeiro passo para a construção da Arena das Dunas.
O mais estranho da lista é que alguns estádios em estágios menos avançados de construção devem ser entregues antes de outros que estão à frente na execução das obras.
Ranking de entrega dos estádios:Previstos para 20121.º Arena da Baixada (Curitiba) 45% concluída2.º Verdão (Cuiabá) 17%3.º Nova Fonte Nova (Salvador) 17%4.º Mané Garrincha (Brasília) 15%5.º Beira-Rio (Porto Alegre) 14%6.º Arena Pernambuco (Recife) 8%7.º Mineirão (Belo Horizonte) 8%8.º Maracanã (Rio de Janeiro) 7%
Previstos para 20139.º Castelão (Fortaleza) 13%10.º Arena Amazônia (Manaus) 17%11.º Arena das Dunas (Natal) 0%12.º Itaquerão (São Paulo) 0%
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano