• Carregando...

Os vereadores de Curitiba que formam a Comissão Especial da Copa realizaram uma visita, nesta quinta-feira (11), ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. Os parlamentares afirmaram que estão satisfeitos com o andamento das obras que já estão sendo executadas e com os projetos previstos até a Copa do Mundo de 2014.

Por enquanto, os trabalhos se concentram no estacionamento, que terá sua capacidade ampliada de 670 para 2,2 mil vagas. Já a partir de 12 de setembro, devem começar as obras de substituição das luzes da pista do aeroporto. Isso vai afetar mais de 3,8 mil voos por pelo menos 9 meses. Segundo a Infraero, o terminal será fechado das 23h30 às 6 horas, de segunda a quinta-feira, e das 14 horas de sábado às 12 horas de domingo.

Os membros da comissão foram recebidos pelo superintendente do aeroporto, Antônio Pallu. Segundo os vereadores, um dos projetos apresentados prevê o aumento das pontes de embarque e desembarque das atuais seis para 14 pontos, ao custo de R$ 28,5 milhões. O terminal de passageiros também deve ser ampliado, passando de 45 mil metros quadrados para 62 mil. A obra tem custo previsto de R$ 130 milhões.

Um dos maiores problemas do terminal, a falta de visibilidade em razão dos constantes nevoeiros também estaria com os dias contados. Somente no primeiro semestre deste ano, o Afonso Pena esteve fechado durante 88 horas somadas, acumuladas ao longo de 33 dias em que o controle de voo foi obrigado a interromper pousos ou decolagens devido ao nevoeiro.

Segundo os vereadores, a solução do problema virá com a instalação do sistema de pouso por instrumentos ILS-3 – mais avançado que o existente hoje no terminal (ILS-2) – permitindo que os aviões se aproximem da pista de pouso com pouca ou nenhuma visibilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]