Curitiba recebeu 214,5 mil turistas, dentre os quais 95 mil estrangeiros, de 73 países diferentes, no período em que a cidade recebeu os quatro jogos da Copa na Arena da Baixada, em junho. O país que mais enviou turistas à capital paranaense foi o Equador (18.314), seguido por Austrália (10.648), Estados Unidos (7.260) e Rússia (6.788). Os dados são do Instituto Municipal de Turismo (IMT).
Ao todo, os visitantes, que tiveram gasto médio diário superior ao dobro do registrado na cidade em 2013, movimentaram a economia local deixando na capital paranaense cerca de R$ 427 milhões. "Sem dúvida, a Copa deixou um saldo muito positivo para a cidade", afirma Paulo Colnaghi, presidente do IMT.
Pesquisa realizada na Fan Zone, área montada pela Fifa em frente à Arena da Baixada, e nos pontos de informação turística espalhados pela cidade durante o Mundial, indica ainda que 93% dos turistas estrangeiros que passaram por Curitiba no período da competição visitavam a cidade pela primeira vez, sendo que 82% revelaram o desejo de retornar uma segunda vez.
Durante as pesquisas, os visitantes foram convidados a destacar características da cidade. Dos entrevistados, 21,7% disseram que a cidade é planejada e organizada. Outros aspectos citados foram a qualidade de vida (12,2%) e os parques espalhados por Curitiba (11,4%).
Outros dados indicam que, durante o período da Copa, mais de 1 milhão de passageiros transitou no Aeroporto Afonso Pena e na rodoviária municipal, mais de 111 mil estiveram presentes nas Fan Fest e mais de 157 mil pessoas assistiram aos jogos no estádio.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares