A ausência de Curitiba na apresentação das sedes da Copa à imprensa rendeu novos capítulos ontem. De acordo com o secretário municipal do Mundial, Reginaldo Cordeiro, a falta ocorreu porque as técnicas do Turismo destacadas para a promoção da cidade não conseguiram entrar na Costa do Sauípe.
"Elas tentaram fazer o credenciamento na quarta-feira [data da apresentação], mas não deu certo. Agora também não adianta chorar o leite derramado", comentou Cordeiro.
A conta oficial do prefeito Gustavo Fruet e da prefeitura no Twitter também justificaram o não comparecimento Curitiba foi a única entre as 12 sedes do Mundial fora da apresentação para a imprensa. Foi publicado que "a cidade está cumprindo integralmente suas obrigações".
Ontem à noite a comitiva paranaense desembarcou em Salvador para participar do banquete da Fifa e do sorteio dos grupos. Além de Fruet e Cordeiro, vieram Mario Celso Cunha, coordenador estadual da Copa, Paulo Rink (PPS), presidente da comissão do Mundial da Câmara de Vereadores, acompanhado do também vereador Pedro Paulo (PT).
O estande da capital paranaense passou também quase toda a quinta-feira vazio no centro de imprensa. Teve utilidade apenas como balcão de alimentação, por causa da proximidade com a cafeteria, até a chegada de Alceu Mentta, assessor da coordenação geral da Copa do governo do Paraná.
Voluntário para o sorteio, trajado de camiseta e calção, o ex-jogador de futebol trouxe blocos de papel e um DVD com informações sobre Curitiba e a Arena da Baixada, estádio do Atlético escolhido para receber as partidas. Quando teve de deixar o local, contou com a camaradagem da representante de Fortaleza, que distribuiu o material para os interessados.
Para o dia de hoje, a cidade estará mais bem representada. Já estava em fase final de montagem o estande dentro do pavilhão que receberá os convidados para o sorteio. Nas prateleiras, reproduções dos ônibus de Curitiba, livros e brindes de diversos tipos.