As seleções de México e Camarões deveriam ter treinado nesta terça-feira (10) em Natal. Deveriam, mas nem sequer chegaram ainda à capital potiguar.
Os mexicanos preferiram treinar em Santos, onde estão desde sábado (7). Já os camaroneses chegaram apenas nesta segunda-feira (9) em Vitória (ES) e lá treinarão até quarta-feira (11).
No entanto, mesmo que tivessem seguido a programação inicial e treinado em Natal, as duas seleções encontrariam os locais de treino ainda em obras.
No complexo esportivo da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o Campo de Treinamento Oficial (CTO) ainda estava com funcionários instalando o calçamento em torno da pista de atletismo e do contêiner que servirá de vestiário.
Já dentro de campo, a grama era aparada nas laterais e alguns buracos tapados com areia.
Micael Douglas (nome em homenagem ao ator americano Michael Douglas), 18, é um dos funcionários de uma empresa terceirizada contratada para cuidar do gramado durante a Copa.
Sem a seleção de Camarões nesta terça e quarta na UFRN, ele espera que a equipe dos Estados Unidos chegue para pisar no gramado, cuidado por ele, a partir de sexta-feira (13).
As outras seleções que devem utilizar o campo de treinamento da universidade são a da Grécia (16 e 17 de junho) e a do Uruguai (agendada para 21 e 22, mas que também deve descartar a chegada antecipada a Natal).
Já o segundo campo de treinamento da cidade para o Mundial é o estádio Frasqueirão, do ABC. Lá deveriam treinar México, Gana, Japão e Itália.
Se lá estivessem, os mexicanos encontrariam um gramado muito bem cuidado. Entretanto, do lado de fora, veriam um trator ainda acertando uma pista de terra que dá acesso ao estádio no fim da tarde.
Os funcionários de ambos os locais disseram à reportagem que não foram avisados da ausência das seleções nesta terça-feira (10). São as próprias delegações que definem em que dias e horários vão utilizar os campos.
Em Natal, estão confirmados apenas os treinamentos oficiais das seleções de México e Camarões, na Arena das Dunas, na quinta-feira (12), véspera do jogo válido pelo Grupo A da Copa, o mesmo de Brasil e Croácia.