O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Natal cerca de uma hora antes da partida entre o seu país e a seleção de Gana e deixou a cidade logo após o fim do jogo.
O comando da Polícia Militar afirmou que este era o jogo de "maior preocupação" na cidade, devido à "presença de autoridades".
Seis horas antes do início da partida, porém, a reportagem, apenas passando por um portão que liga o estádio a uma avenida ao lado, teve acesso às arquibancadas, à área VIP, a lounges, suítes e setores restritos a funcionários.
Até mesmo em um dos vestiários a reportagem pôde entrar sem ser incomodada.Com mochila e portando crachá, em nenhum momento houve revista ou passagem por aparelhos de raio-x.
A PM informou que, àquele momento, Polícia Federal, Bope e agentes americanos já haviam feito a varredura antibomba no estádio.
Em todos os acessos abertos havia funcionários, mas em nenhum momento a credencial foi conferida. Ao todo, foram 6 mil agentes de segurança e de defesa durante o jogo.
Desse total, 3 mil eram da PM, dos quais 2 mil estavam dentro do estádio. O efetivo superou o que trabalhou na vitória do México contra Camarões, na última sexta-feira (13), em Natal.
Para cuidar da segurança de Biden até o estádio, houve uma escolta feita por uma equipe mista que contou com as Forças Armadas do Brasil e as polícias Militar, Federal e Rodoviária.
O vice americano desembarcou na base aérea por volta das 18h e foi de carro para o estádio, em um percurso de aproximadamente 12 km. Ele deixou a capital potiguar pela base aérea também.
Segundo o comandante-geral da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, em nenhum momento foi pedido que o deslocamento do vice americano fosse feito de helicóptero até o estádio.
Biden seguiu pelas ruas da cidade, que já estavam bloqueadas para sua locomoção, assim como tem sido feito com os ônibus das seleções.
O vice dos EUA assistiu ao jogo ao lado do vice-presidente de Gana, Kwesi Amissah-Arthur, que chegou à cidade na sexta-feira e ficou hospedado em um hotel na mesma região onde estão as seleções. Biden tem encontro com a presidente Dilma Rousseff nesta terça (18), em Brasília.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião