Jérôme Valcke na visita ao Beira-Rio na manhã desta terça-feira| Foto: Edison Vara / Reuters

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, vistoriou na manhã desta terça-feira (18) o Beira-Rio, em Porto Alegre, elogiou o projeto do estádio gaúcho para a Copa, mas fugiu do principal assunto do dia no mundo futebolístico: a Arena da Baixada. O estádio de Curitiba pode ser excluído da Copa em anúncio agendado pela entidade máxima do futebol para ocorrer às 15 horas.

CARREGANDO :)

Valcke se reuniu com dirigentes do Internacional, dono do complexo, prefeitura e estado, mas não conversou com a imprensa. Em um momento em que posou para fotos no gramado, o dirigente se limitou a dizer que o estádio de Porto Alegre está "incrível".

A entrevista coletiva de Valcke que estava marcada para a capital gaúcha foi cancelada. O dirigente deve se manifestar durante a tarde em evento em Florianópolis.

Publicidade

A organização da Copa em Porto Alegre ainda convive com um impasse sobre o pagamento das estruturas temporárias para o Mundial. O Inter se recusa a bancar esses gastos e pede ajuda do estado e do município. A Fifa afirmou que uma decisão será tomada até quinta-feira.

De acordo com o diretor de patrimônio do clube, Maximiliano Carlomagno, o assunto não foi debatido na visita de hoje do secretário-geral. Segundo Carlomagno, na reunião foi apresentado o cronograma de conclusão das obras e de realização de eventos-teste.

A construção interna do estádio está praticamente concluída. O entrave é o entorno, que ainda tem acessos de terra batida.

Diplomacia colorada

Questionado sobre a possibilidade de Porto Alegre receber partidas do Mundial transferidas de Curitiba, o diretor do Inter disse: "O Internacional, enquanto estádio Beira-Rio, está preparado para sediar mais jogos".

Publicidade

Ele não quis, porém, polemizar e completou: "Essa é uma possibilidade que, me parece, ainda precisa ser confirmada e não gostaríamos de tecer comentários nesse sentido. Temos o maior respeito pelo pessoal de Curitiba".