Menos de 24 horas depois de vencer a França por 1 a 0 e, assim, conseguir a classificação para a semifinal da Copa do Mundo pela quarta vez consecutiva - marca inédita na história do torneio -, a seleção da Alemanha já estava em campo para trabalhar. De volta ao Campo Bahia, centro de treinamento construído para a equipe na vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, sul do estado, a equipe alemã fez uma atividade bastante leve, que durou cerca de uma hora.
A ordem de Joachim Löw agora é poupar energia, já que haverá pouco tempo de recuperação até o jogo contra o Brasil, na terça-feira (8), em Belo Horizonte.
O zagueiro Mertesacker, que está gripado, não treinou e o meio-campista Schweinsteiger fez apenas um rápido trabalho físico, mas os dois estarão à disposição do técnico da Alemanha na terça.
A situação do time agora é melhor do que era depois do jogo das oitavas de final, contra a Argélia. Naquela ocasião, os jogadores estavam muito desgastados por causa da duríssima batalha contra os argelinos e, para piorar, sete jogadores ficaram gripados - entre eles Mertesacker.
Agora Löw tem seus jogadores em melhor estado físico. Hummels, por exemplo, que não enfrentou a Argélia também por culpa de uma gripe, recuperou-se tão bem que foi o melhor em campo contra a França. A única baixa na seleção é o zagueiro Mustafi, que sofreu uma grave lesão muscular, mas ele era reserva.
Sem problemas físicos graves a atrapalhá-lo, o treinador agora quebra a cabeça para decidir quem escalará para enfrentar o Brasil. A pressão na Alemanha é grande para que ele mantenha o time que enfrentou a França, com Lahm na lateral direita, Khedira e Schweinsteiger no meio de campo, Thomas Müller pelo lado direito do ataque e Klose como centroavante. É uma formação quase idêntica à da Copa de 2010 e que parecia ter sido abandonada por Löw, mas que foi retomada por causa do mau desempenho contra a Argélia e tem boas chances de ser conservada para a partida do Mineirão.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos