Javier Mascherano estreou na seleção da Argentina antes de jogar pelo time profissional do River Plate, clube onde começou a carreira. A partida contra o Irã, neste sábado (21), no Mineirão, foi a centésima do volante pela seleção.
A AFA (Associação de Futebol Argentino) homenageou o jogador na Cidade do Galo, onde o elenco está concentrado para a Copa do Mundo. Ofereceu-lhe uma placa comemorativa. Também deu camisa com seu nome às costas e o número 100.
"Obrigado a todos por esse presente maravilhoso", agradeceu Mascherano, em mensagem pelo Twitter.
Ele era o capitão da equipe até 2011, quando Alejandro Sabella assumiu o comando e pediu que ele cedesse a braçadeira para Lionel Messi.
Mascherano estreou pela seleção em 16 de julho de 2003, em amistoso contra o Uruguai, em La Plata. No ano anterior, havia viajado para o Mundial da Coreia/Japão como um dos sparrings da equipe comandada por Marcelo Bielsa. Estava lá apenas para ajudar nos treinamentos.
A primeira partida como profissional por clubes aconteceu apenas no mês seguinte, pelo River Plate. No currículo, ele tem duas medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos: em 2004 (em Atenas) e em 2008 (Pequim).
A festa pelos 100 jogos acontece pouco depois da renovação de contrato do atleta com o Barcelona. Ele assinou novo acordo até 2018 em maio.
"A confiança que o Barcelona mostra em mim é a mesma que sinto quando visto a camisa da seleção, onde sempre me senti muito à vontade. Não tenho nada o que reclamar e quero apenas vencer pelo meu clube e pela Argentina."
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas