Vinte e quatro treinadores e oito dirigentes das seleções da Copa do Mundo participam do Congresso Técnico, em Florianópolis.| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo
O italiano Fabio Capello, técnico da Rússia, e o treinador holandês Louis van Gaal conversam em Florianópolis
Técnicos Roy Hodgson, da Inglaterra, e Oscar Tabárez, do Uruguai, se encontram em Florianópolis
Técnicos de Rússia, Holanda, Inglaterra e Uruguai no Congresso Técnico da Copa do Mundo
O alemão Volker Finke, técnico da seleção de Camarões
O treinador espanhol Vicente del Bosque
James Apiah, técnico da seleção de Gana
O técnico da seleção brasileira Felipão chegou atrasado ao Congresso Técnico em Florianópolis
O coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, na chegada ao Congresso Técnico
Oscar Tabárez, treinador do Uruguai, em momento de descontração no Congresso Técnico da Fifa
Bandeiras dos países participantes do Congresso Técnico da Copa do Mundo em resort de Florianópolis
CARREGANDO :)

Vendido pela Fifa como o mais importante evento de preparação para a Copa do Mundo de 2014, o Congresso Técnico começou nesta quarta-feira (18), em Florianópolis, sem um quarto dos treinadores das 32 seleções classificadas, ausências de peso e Luiz Felipe Scolari atrasado. O evento, com dois dias de duração, trata de todos os aspectos referentes à logística das delegações no Brasil durante o torneio, desde deslocamentos até segurança. A presença dos treinadores não é obrigatória, o que abriu brecha para algumas faltas.

Ao todo, nove seleções não estão representadas por seus comandantes. Uma lista com fortes candidatos ao título, como Alejandro Sabella (Argentina), Cesare Prandelli (Itália) e Joachim Löw (Alemanha). Todos foram substituídos por dirigentes de suas federações. O argentino Jorge Sampaoli, técnico do Chile, mandou o preparador físico para o Costão do Santinho. Também não vieram José Pekerman (Colômbia), Marc Wilmots (Bélgica), Vahida Halilhodzic (Argélia), Alberto Zacheroni (Japão) e Hong Myung-Bo (Coreia do Sul).

Publicidade

Felipão veio, mas chegou atrasado. Ele apareceu no Costão do Santinho pouco depois do meio-dia, acompanhado do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira. Desde as 9 horas, os treinadores estavam na sala de reuniões ouvindo informações gerais sobre o Brasil e sobre segurança, um dos temas de maior preocupação do Mundial.

A primeira aparição em grupo dos treinadores foi no início da tarde, para uma foto oficial. Fabio Capello (Rússia), Roy Hodgson (Inglaterra) e Louis Van Gaal (Holanda) conversavam animadamente antes do retrato. O mesmo aconteceu, pouco depois, entre Hodgson e o uruguaio Óscar Tabárez, adversários na primeira fase. O campeão do mundo Vicente Del Bosque, com a Espanha, e Felipão foram os últimos a chegar. No fim das atividades do dia, os treinadores atenderão a imprensa.

Congresso Técnico da Copa do Mundo