FICHA TÉCNICA: Veja como foi Brasil 3 x 1 Croácia
Depois de muito tempo de espera, de manifestações, de atrasos nas obras e tantas outros pontos de discussão, a Copa do Mundo do Brasil finalmente começou e não poderia ter sido melhor para os brasileiros: a seleção venceu a Croácia por 3 a 1 nesta quinta-feira (12), na Arena Corinthians, em São Paulo, pela primeira rodada do Grupo A do Mundial. Mas o resultado poderia ter sido diferente se não fosse a ajuda do juiz Yuichi Nishimura.
O árbitro japonês, que apitou a desclassificação do Brasil diante da Holanda na Copa de 2010, marcou pênalti após Fred se jogar dentro da área croata aos 24' do segundo tempo, convertido pelo atacante Neymar. Os outros gols foram marcados todos por jogadores brasileiros: aos seis minutos do primeiro tempo Marcelo fez contra, Neymar empatou ainda na primeira etapa e nos minutos finais do segundo tempo Oscar fez o terceiro.
Mesmo com a vitória, o time de Luiz Felipe Scolari não apresentou um bom futebol. Nervoso em campo, a seleção teve dificuldades para chegar a meta do goleiro Pletikosa devido a forte marcação imposta pelo técnico Niko Kovac no meio de campo. Já a Croácia, sem poder contar com o atacante Mario Mandzukic (suspenso devido a um cartão vermelho no último jogo das eliminatórias), apostou na velocidade do atacante Olic, que jogou em cima do lateral Daniel Alves, mas passou a maior parte do jogo se defendendo das investidas brasileiras.
A emoção do primeiro jogo da Copa do Mundo não se restringiu ao gramado. Antes mesmo da bola rolar alguns jogadores, como o goleiro Julio César e o zagueiro Thiago Silva, choraram ao entrar no gramado e ao ouvirem o hino nacional, que foi entoado com força pela torcida na arquibancada. Já a presidente Dilma Rouseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, foram vaiados após a cerimônia de abertura.
Com a vitória, a Seleção brasileira ocupa o primeiro lugar do grupo, com três pontos e mantém o retrospecto positivo em estreias na Copa do Mundo: 16 vitórias, dois empates e duas derrotas. Agora, o time de Felipão enfrenta o México na próxima terça-feira (17) as 16h no Castelão, no Ceará.
Já a Croácia está em último no grupo, sem pontos, e se prepara para jogar contra Camarões no dia 18 de junho (quarta-feira) as 19h na Arena Amazônia em Manaus.
O jogo
O primeiro tempo começou com as duas equipes nervosas no jogo de abertura da Copa do Mundo. A marcação croata apertou a saída do Brasil, que precisou rodar a bola no meio de campo para tentar achar um espaço e arriscar a gol. A Croácia teve a primeira chance de abrir o placar aos seis minutos, mas o atacante Jelavic cabeceou a bola para fora. Se não conseguiu abrir o placar de cabeça, a seleção europeia conseguiu fazer o seu gol com a ajuda do lateral Marcelo. Aos 9 Olic passou pela marcação do lateral Daniel Alves e cruzou para a área, procurando Jelavic e o jogador do Real Madrid acabou empurrando a bola contra o próprio gol, marcando contra.
Com o gol, o Brasil saiu mais ao ataque e o caminho escolhido a lateral direita, onde o atacante Neymar e o meia Oscar levaram vantagem em cima da marcação do lateral Vrsaljko. As jogadas começaram a dar resultado, tanto que aos 29 o meia do Chelsea roubou a bola no meio de campo, passou para Neymar, que chutou forte de fora da área e empatou a partida.
O gol fez com que o Brasil empurrasse ainda mais a Croácia em seu campo de defesa, que já não chegava com tanto perigo ao gol de Julio César. Quando o juiz apitou o fim do primeiro tempo era a seleção brasileira que dominava as ações.
Na segunda etapa a Croácia voltou com uma postura mais ofensiva, mas quem marcou foi o time brasileiro, em um lance polêmico: aos 24 Fred recebeu passe dentro da área nas costas do zagueiro Lovren e cai sozinho dentro da área. O juiz Yuichi Nishimura deu pênalti e Neymar converteu a cobrança, virando o placar para o Brasil.
A partir deste momento o jogo ficou confuso, com os croatas reclamando muito das marcações do árbitro. O time do técnico Niko Kovac foi para o ataque e quase empatou a partida, na saída errada de Julio César aos 39. Mas aos 45 Oscar determinou a vitória brasileira, ao roubar a bola no meio-campo e bater de bico, sem chances para o goleiro.
No apito final, a torcida comemorou a vitória, mas os jogadores preferiram o discurso de cautela. "Vamos ter que trabalhar muito porque sabemos que os outros jogos também não serão fáceis", finalizou o zagueiro David Luiz.
Brasil 3 x 1 Croácia
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião