Marquinhos Santos estudava o Nacional de Manaus, adversário do Coritiba nesta quarta-feira (15), pela Copa do Brasil, quando foi surpreendido pela menção de Luiz Felipe Scolari ao seu time como modelo para a seleção brasileira. A menção, durante a entrevista coletiva pós-convocação para a Copa das Confederações, teve para o treinador coxa-branca um significado próximo ao do tetracampeonato estadual conquistado no último domingo (12), sobre o Atlético.
"Fui pego totalmente de surpresa. Fiquei até emocionado quando ele mencionou o Coritiba como referência. Mostra que o caminho escolhido foi o certo", afirmou Marquinhos à Gazeta do Povo, por telefone, direto de Manaus.
Felipão citou o Coritiba ao ser questionado sobre as inspirações da seleção brasileira. A pergunta tratava especificamente do Atlético Mineiro, considerado o melhor time da América do Sul, mas o treinador da seleção fez questão de ampliar a referência.
"Não apenas o Atlético, como Corinthians, Fluminense e Coritiba, que foi campeão dois dias atrás, jogando de forma muito compacta. Equipe consistente, com sistema tático que serve de referência para a seleção brasileira", afirmou o treinador.
Segundo Marquinhos, Felipão assistiu a uma sequência de jogos do Coritiba, informação passada por Carlos Pracidelli, preparador de goleiros do clube e da seleção. Não chegou, no entanto, a pedir informação sobre jogadores.
"A postura que a gente vem adotando é a do futebol moderno e a gente vem a conta gotas aplicando no Coritiba, e está sendo assimilado. É a modernização do futebol europeu com a característica brasileira", comentou o treinador alviverde.
O Coritiba terminou o Campeonato Paranaense jogando com um meia centralizado (Alex), dois abertos (Robinho e Rafinha, sendo que o segundo mais ofensivo) e um homem de referência no ataque (Deivid). É a mesma estrutura de time que Felipão tem usado nos amistosos e deve repetir na Copa das Confederações.
Scolari teve uma curtíssima passagem como técnico pelo Coritiba, em 1990. Dirigiu o time em três jogos - com três derrotas - na Série B daquele ano e pediu demissão. O Coxa volta a campo nesta quarta-feira (15), contra o Nacional de Manaus, pela Copa do Brasil.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura