Marquinhos Santos estudava o Nacional de Manaus, adversário do Coritiba nesta quarta-feira (15), pela Copa do Brasil, quando foi surpreendido pela menção de Luiz Felipe Scolari ao seu time como modelo para a seleção brasileira. A menção, durante a entrevista coletiva pós-convocação para a Copa das Confederações, teve para o treinador coxa-branca um significado próximo ao do tetracampeonato estadual conquistado no último domingo (12), sobre o Atlético.
"Fui pego totalmente de surpresa. Fiquei até emocionado quando ele mencionou o Coritiba como referência. Mostra que o caminho escolhido foi o certo", afirmou Marquinhos à Gazeta do Povo, por telefone, direto de Manaus.
Felipão citou o Coritiba ao ser questionado sobre as inspirações da seleção brasileira. A pergunta tratava especificamente do Atlético Mineiro, considerado o melhor time da América do Sul, mas o treinador da seleção fez questão de ampliar a referência.
"Não apenas o Atlético, como Corinthians, Fluminense e Coritiba, que foi campeão dois dias atrás, jogando de forma muito compacta. Equipe consistente, com sistema tático que serve de referência para a seleção brasileira", afirmou o treinador.
Segundo Marquinhos, Felipão assistiu a uma sequência de jogos do Coritiba, informação passada por Carlos Pracidelli, preparador de goleiros do clube e da seleção. Não chegou, no entanto, a pedir informação sobre jogadores.
"A postura que a gente vem adotando é a do futebol moderno e a gente vem a conta gotas aplicando no Coritiba, e está sendo assimilado. É a modernização do futebol europeu com a característica brasileira", comentou o treinador alviverde.
O Coritiba terminou o Campeonato Paranaense jogando com um meia centralizado (Alex), dois abertos (Robinho e Rafinha, sendo que o segundo mais ofensivo) e um homem de referência no ataque (Deivid). É a mesma estrutura de time que Felipão tem usado nos amistosos e deve repetir na Copa das Confederações.
Scolari teve uma curtíssima passagem como técnico pelo Coritiba, em 1990. Dirigiu o time em três jogos - com três derrotas - na Série B daquele ano e pediu demissão. O Coxa volta a campo nesta quarta-feira (15), contra o Nacional de Manaus, pela Copa do Brasil.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana