• Carregando...
Jogadores da seleção brasileira treinam na Granja Comary | Hugo Harada / Gazeta do Povo
Jogadores da seleção brasileira treinam na Granja Comary| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Adversária nas quartas de final na Copa do Mundo, a Colômbia venceu o Brasil apenas duas vezes no retrospecto entre as duas seleções, que vão se enfrentar na sexta-feira (4), no Castelão, em Fortaleza.

As equipes nunca se enfrentaram em um Mundial. Nos quatro últimos duelos, o placar terminou empatado, sendo o mais recente o de 14 de novembro de 2012, em Nova York. Naquela partida, Neymar e Cuadrado fizeram os gols do empate em 1 a 1.

Dos 13 jogadores que estiveram em campo pela Colômbia na ocasião, oito estão no elenco que disputa o Mundial: David Ospina, Juan Cuadrado, Mario Yepes, Pablo Armero, Carlos Sánchez, James Rodríguez, Jackson Martínez e Teófilo Gutierrez. José Pekerman, treinador da equipe na Copa do Mundo, também comandou o time à época.

O Brasil mudou mais: sete dos 14 que participaram daquela partida, há quase dois anos, permanecem no elenco: Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Paulinho, Ramires, Oscar e Neymar. Vale lembrar que Mano Menezes era o técnico da seleção brasileira, posto agora ocupado por Luiz Felipe Scolari.

As seleções já se enfrentaram 25 vezes ao longo da história. O domínio é brasileiro, com 15 vitórias. Os colombianos saíram vencedores em duas oportunidades e, em oito partidas, o placar terminou empatado.

Desses confrontos, dez foram válidos pelas Eliminatórias da Copa, nove pela Copa América - na qual se enfrentaram pela primeira vez, em 1945 -, um na Copa Ouro e cinco em amistosos. O Brasil jogou em casa nove vezes, com seis vitórias e três empates.

O último triunfo oficial da Colômbia sobre o Brasil foi na fase de grupos da Copa América de 1991, no Chile. A equipe colombiana venceu por 2 a 0 com gols de Anthony de Ávila e Arnoldo Iguarán. A vitória anterior foi em um amistoso disputado em 1985, em Bogotá, quando os donos da casa levaram a melhor por 1 a 0.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]