A Fifa vai investigar o comportamento de Luis Suárez no jogo entre o Uruguai e a Itália e, se condenado, poderá sofrer uma suspensão e multas. A punição foi pedida pelo time italiano, indignado pelas ações do jogador ao morder outro atleta nesta terça-feira, em jogo válido pela rodada final do Grupo D.
Ele pode pegar até três partidas de suspensão e pagar uma multa de 50 mil francos suíços. Na prática, isso o tiraria da Copa do Mundo e ele voltaria apenas se o Uruguai chegasse a uma final.
Com o resultado desta terça, está descartada uma final entre Brasil x Uruguai e a Celeste jogaria contra o time de Neymar numa eventual quartas de final. "Estamos aguardando o informe da partida e vamos reunir os elementos necessários para avaliar o assunto", declarou Delia Fischer, porta-voz da Fifa.
As leis da entidade permitem que o jogador seja punido, mesmo que o árbitro não tenha visto ou dado a falta. Qualquer um pode submeter à entidade provas de algum comportamento não adequado. Isso inclui vídeo e fotos, além de declarações de testemunhas.
A punição máxima que a Fifa estabelece para um jogador é de 24 partidas de suspensão ou dois anos. Mas o máximo que foi aplicado na Copa do Mundo foi uma suspensão de oito jogos, contra o italiano Mauro Tassotti por ter quebrado o nariz de Luis Enrique, da Espanha, em 1994.
Jim Boyce, um dos vice-presidentes da Fifa e presidente do Comitê de Arbitragem, pediu também uma "punição exemplar" contra o uruguaio que atua pelo Liverpool. "Vi o incidente várias vezes pela televisão. Não existe dúvida de que ele é um jogador fantástico. Mas, uma vez mais, suas ações o deixam exposto a críticas severas", disse.
"A Fifa precisa investigar o incidente de forma séria e tomar as medidas que sejam necessárias", completou. Essa é a terceira vez que Suárez morde um adversário. A última vez aconteceu em abril, na Inglaterra.
- Portugal garante que Paulo Bento continuará como treinador
- Polícia tem trabalho para conter ingleses no Mineirão
- Técnico do México afirma que eliminará a Holanda
- Apostador norueguês ganha mais de R$ 2 mil ao apostar em mordida de Suárez
- Prandelli pede demissão após a eliminação da Itália
- Mordida de Suárez em Chiellini pode causar suspensão do uruguaio
- Meia da Suíça aponta duelo contra Honduras como "final de Copa"
- Porto Alegre monta operação de guerra para treino da Argentina
- Segurança da Fifa falha e torcedores entram com matracas no Recife