Criada em 2010 para atuar até julho de 2014, a Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo será desfeita antes do prazo: na última sexta-feira, o governador Beto Richa anunciou que esta e outras três secretarias serão extintas por medidas de contenção de gastos e modernização da gestão do estado. A pasta estadual, que tem por função coordenar ações para o Mundial no Paraná, será incorporada pela Secretaria de Esportes. "A economia pode chegar a 70%", estima o secretário estadual do Esporte, Evandro Rogério Roman.
Ainda não é possível precisar o montante que será economizado porque o próprio secretário da Copa, Mario Celso Cunha, não sabe dizer quanto seu setor utilizava. "Temos 12 funcionários cedidos pela Casa Civil, que recebem os pagamentos da Secretaria de Governo. Não temos orçamento próprio. Por enquanto, não tenho como garantir como vai funcionar esse processo.
"A extinção da secretaria ainda precisa ser aprovada pelo legislativo", diz Cunha. Roman afirma já ter solicitado ao governador que os custos com a nova coordenadoria sigam bancados com o orçamento da Casa Civil, não alterando a programação financeira da secretaria de Esportes.
"Há cerca de um mês fui informado da intenção de fazer essa alteração. Assim que for confirmada, vamos nos reunir com todas as entidades envolvidas com o processo da Copa em Curitiba, como a Agência de Fomento, a secretaria municipal de Copa", diz Roman, que até então não havia envolvido a Secretaria de Esportes com a realização do Mundial no Paraná.