1 - Craque consolidado: Na Copa do Mundo de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, só o craque argentino sobreviveu. Não por acaso. Diferentemente do brasileiro, que acabou contundido em seu primeiro Mundial, o camisa 10 alviceleste disputa o torneio pela terceira vez. Ganhou experiência após sofrer com a seleção em 2006, ainda garoto, e 2010. Aos 27 anos, joga com cinco títulos de melhor do mundo no currículo. Estrela de uma equipe bem montada, resolveu quatro partidas. Fez o segundo na estreia com a Bósnia (2 a 1), o da vitória sobre o Irã (1 a 0), dois contra a Nigéria (3 a 2) e deu o passe para Di María classificar o time nas oitavas com a Suíça.
2 - Esquema tático: Ao longo do Mundial, a Alviceleste foi um time balanceado. A principal preocupação do técnico Alejandro Sabella era a defesa. Mesmo com alterações no setor ao longo das partidas, a equipe sofreu apenas três gols. Contou ainda com o surpreendente bom desempenho do contestado goleiro Romero, herói da classificação para a decisão ao defender dois pênaltis diante da Holanda. O ataque não empolgou. Messi resolveu na primeira fase, 4 gols, e Di María marcou o gol da passagem nas oitavas com a Suíça (1 a 0). O Brasil de Felipão, por sua vez, dependeu apenas de Neymar na frente e inexistiu no meio de campo.
3 - Liderança em campo: Os argentinos contaram com um líder no gramado: Javier Mascherano. El Jefecito (o "chefinho"), como é conhecido, nem precisou da braçadeira para comandar a Alviceleste. A honraria é concedida a Lionel Messi, referência técnica da seleção. O raçudo defensor do Barcelona foi destaque do time. O Brasil, por sua vez, sofreu com seu capitão. Thiago Silva chorou e virou as costas para a equipe antes da decisão por pênaltis com o Chile, atitude que manchou a boa Copa que realizou tecnicamente. Vacilou e tomou o segundo cartão amarelo que o suspendeu da semifinal com a Alemanha. David Luiz herdou a função e sucumbiu com os companheiros no vexame final.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião