Exigidas pela Fifa às cidades-sede da Copa do Mundo, as placas especiais de sinalização de trânsito, bilíngues e com a logomarca do mundial, começarão a ser instaladas em Curitiba no próximo mês. Aos moldes do que já foi feito nas capitais que sediaram a Copa das Confederações, a produção e a colocação das placas integrarão um pacote de investimentos de R$ 4 milhões, que inclui ainda um reforço na sinalização horizontal e de estacionamentos.
Confira o padrão FIFA para a nova sinalização
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) expediu, em junho de 2012, uma resolução que autoriza a utilização temporária dessa sinalização, tanto para o Mundial de 2014 quanto para a Copa das Confederações, "considerando solicitação do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014". Pela regra, a sinalização deve ser utilizada para orientar turistas para destinos de interesse do público, como o aeroporto, o estádio e o local da Fan Fest. Pela resolução, elas devem ser implantadas e mantidas nos municípios entre 12 de maio e 31 de julho.
A capital paranaense, portanto, tem cerca de dois meses para instalar a sinalização. Pelas contas de Maurício Razera, diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o tempo é suficiente. A previsão da prefeitura é que as placas sejam instaladas ainda em abril. "Estamos em fase de finalização do processo licitatório e a empresa que venceu a licitação deve começar a produzir as placas neste mês", explica Razera.
A sinalização será instalada nas principais entradas de Curitiba, nas rodovias que acessam a capital, bem como na região do aeroporto. Todas elas indicarão a Arena da Baixada e a Pedreira Paulo Leminski, sede da Fan Fest em Curitiba. "Para ir à Pedreira há vários caminhos, mas optamos, por uma questão logística, pelo Anel Viário, para aproveitarmos a infraestrutura existente", conta o diretor de engenharia.
"Enxoval"
Outra exigência da Fifa às cidades-sede é o embelezamento do caminho entre o aeroporto, a Arena da Baixada e o hotel oficial, que em Curitiba é o Four Points Sheraton, na Avenida Sete de Setembro. Pelo contrato com a entidade, cabe à organização desenvolver e disponibilizar os banners que serão instalados na cidade e à prefeitura a sua instalação, manutenção e retirada.
Em Curitiba, de acordo com a Secretaria Municipal da Copa, serão 200 itens que devem ser instalados no trajeto. A previsão é que o material chegue às cidades-sede em maio e seja implantado no início de junho.
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