A musa
Laure Boulleau
A moça de 27 anos é lateral-esquerda titular da seleção francesa de futebol feminino e atua no Paris Saint-Germain. Durante a Copa do Mundo Feminina de 2011, a camisa 3, além da boa campanha do país, quarto lugar, chamou atenção pela beleza.
Um prato
Cassoulet
Os franceses têm seu equivalente da feijoada, na verdade inspirador. O cassoulet é feito com feijão e carne, geralmente confit de ganso ou de pato, salsichas, linguiça, carne de porco e até perdiz ou carneiro dependendo da região ou época do ano.
Um filme
Les Yeux Dans La Banlieue (De Olho na Periferia), 2010
O webdocumentário retrata a vida de jovens, filhos de imigrantes, da periferia de Paris, reunidos em um time de futebol. É um retrato de um país multicultural o que reflete também na formação da seleção do país.
Uma música
"Santa Maradona", do Mano Negra
Apesar do nome, o Mano Negra é de Paris. A música do primeiro álbum da multicultural banda, Casa Baylon, de 1994, fala de futebol glorificando Maradona e misturando gritos de torcida com punk rock e uma levada latina.
Um livro
"Portraits légendaires du football", de Bernard Morlino
O jornalista francês retrata jogadores pela influência artística, social e estética que eles representaram. São 88 jogadores divididos em categorias como Virtuosos, Reis, Atiradores de Elite, Arquitetos e Pit-bulls.
O torcedor
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura