O inglês Roy Hodgson cumprimenta o italiano Cesare Prandelli no sorteio da Copa: equipes vão se enfrentar no "grupo da morte" em Manaus| Foto: Reuters

Depois de afirmar que não queria jogar em Manaus, e gerar indignação do prefeito Arthur Virgílio Neto, o treinador da Inglaterra, Roy Hodgson, viu seu time cair justamente na capital do Amazonas no sorteio da Copa do Mundo. O English Team estreia na Arena Amazonas, dia 14 de junho, contra a Itália.

CARREGANDO :)

TABELA: veja como ficaram os grupos da Copa 2014

Hodgson disse ao jornal The Guardian dois dias antes do sorteio que preferia enfrentar o "grupo da morte" a jogar na capital do Amazonas. Pois aconteceram justamente as duas coisas: além de jogar em Manaus, a seleção inglesa está no grupo mais forte, ao lado dos também campeões mundiais Uruguai e Itália, além da Itália.

Publicidade

"O clima tropical é problema para todos, incluindo argentinos, chilenos, colombianos, mas para os jogadores do norte da Europa será um pouco mais difícil. Tendo em vista o que as pessoas me disseram, Manaus é a sede a ser evitada", afirmou Hodgson.

Com a viagem confirmada para a capital do Amazonas, o treinador mudou o discurso, e se mostrou a favor da cidade. "Será uma grande chance de conhecer o Norte do Brasil, uma experiência muito interessante", disse ele.

Mesmo assim, Hodgson aproveitou para dizer que o jogo, mesmo marcado para às 21 horas, será difícil para as duas equipesem função do clima. "Estamos todos no mesmo barco", emendouo treinador.

Prostesto

A declaração gerou revolta do prefeito Arthur Virgílio Neto, que afirmou que a seleção não era bem-vinda em Manaus. "Nós, amazonenses, também preferimos que a Inglaterra não venha. Torcemos para que venha uma seleção melhor, com mais futebol e com técnico mais sensível, culto e educado", rebateu ele antes do sorteio.

Publicidade

Depois da escolha das chaves, Virgílio Neto também mudou o tom da conversa, mas afirmou à Folha de São Paulo que irá torcer pelos italianos. "Vamos mostrar que somos qualificados e receber muito bem o técnico inglês. Mas isso não nos impede de torcer pela Itália como jamais poderia se supor que houvesse tamanha torcida no Brasil", disse.

Depois do confronto com a Azzurra na estreia em Manaus, os desafios dos ingleses são Uruguai (no Itaquerão, em São Paulo) e Costa Rica (no Mineirão, em Belo Horizonte).