- Rússia se classifica e empurra Portugal para a repescagem
- Bósnia-Herzegovina vence Lituânia e garante vaga em sua primeira Copa
- Romênia e Islândia se classificam para a repescagem
- Campeã mundial Espanha garante vaga no Brasil e manda França para repescagem
- Inglaterra vence Polônia em Wembley e confirma vaga
- Já classificadas, Itália e Bélgica não passam de empates em casa
- Alemanha encerra participação com vitória por 5 a 3 sobre a Suécia
- Com ajuda dos EUA, México vai para a repescagem
- Chile e Equador estão na Copa; Uruguai vai para repescagem
A última rodada das Eliminatórias Europeias, disputada nesta terça-feira (15), definiu os últimos classificados do continente para a Copa de 2014 e as seleções que vão precisar passar pela repescagem para ir ao Mundial.
Os nove campeões dos grupos garantiram vaga direta para a disputa no Brasil: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra e Espanha.
Outras oito seleções vão para a repescagem e lutarão por quatro vagas na Copa. Os destaques são a presença de França e Portugal. Além deles, estão na briga Croácia, Suécia, Romênia, Grécia, Ucrânia e a surpresa Islândia. Os duelos da repescagem serão definidos em sorteio que será realizado pela Fifa na próxima segunda-feira (21).
Os grupos
No grupo A, a Bélgica garantiu a liderança e a vaga na Copa com tranquilidade. Com jogadores que vem se destacando em grandes clubes europeus como os meias Hazard (Chelsea) e Fellaini (Manchester United) e o zagueiro Kompany (Manchester City), os belgas se classificaram com uma rodada de antecedência e fecharam a campanha nas Eliminatórias invictos, com oito derrotas e dois empates. A Croácia levou a melhor na briga com a Sérvia pelo segundo lugar e vai para a repescagem.
A Itália também não sofreu para garantir sua vaga em mais uma Copa do Mundo. Ficou na liderança do grupo B, com 22 pontos, e não perdeu nenhum jogo nas Eliminatórias (seis vitórias e quatro empates). Na última rodada, no entanto, tropeçou diante da Armênia 2 a 2 , o que pode lhe custar a vaga como cabeça de chave no Mundial. A briga pelo segundo lugar foi intensa entre Dinamarca, República Tcheca, Bulgária e Armênia. Os dinamarqueses ficaram com o posto, mas acabaram como o pior segundo colocado e não conseguiram a vaga na repescagem.
Alemanha e Holanda passearam nos grupos C e D, respectivamente. As duas seleções encerram as Eliminatórias com as melhores campanhas: nove vitórias e um empate. Na chave dos alemães, a Suécia ficou com a vaga na repescagem. No grupo D, a Turquia tinha o segundo lugar até a última rodada, mas perdeu para os holandeses e está fora da Copa. Melhor para a Romênia que vai à repescagem.
No grupo E, a Suíça terminou em primeiro lugar e invicta: sete vitórias e três empates. Chamou atenção na chave, no entanto, o segundo colocado: principal surpresa das Eliminatórias, a Islândia vai disputar a repescagem. A seleção superou a Eslovênia e Noruega na chave e vai lutar pela inédita vaga no Mundial.
Rússia e Portugal brigaram pela vaga direta no grupo F e a seleção comandada por Cristiano Ronaldo vai amargar a repescagem pela segunda vez consecutiva. Os russos terminaram com 22 pontos. Os portugueses, com 21, empataram duas vezes diante da Israel e não conseguiram vencer a Irlanda do Norte em casa, tropeços que custaram a liderança da chave.
Do grupo G, saiu uma classificação inédita. A Bósnia-Herzegovina ficou em primeiro lugar e vai disputar a Copa do Mundo pela primeira vez. Os bósnios terminaram com os mesmo 25 pontos da Grécia, mas ficaram com a vaga pelo melhor saldo de gols. Os gregos vão encarar a repescagem.
A Inglaterra chegou a assustar seus torcedores durante as Eliminatórias. Ficou algumas rodadas em segundo lugar, atrás de Montenegro, mas na reta final garantiu a liderança do grupo H e estará em mais um Mundial. Já os montenegrinos caíram de rendimentos e acabaram superados pelos ucranianos que estarão na repescagem.
A atual campeã mundial Espanha ficou com a vaga direta no grupo I e jogou a França para a repescagem. Em uma chave com Geórgia, Finlândia e Bielorrússia, o que definiu a liderança foram os confrontos diretos entre franceses e espanhóis. La Roja tropeçou em casa (1 a 1), mas venceu a França em Paris (1 a 0), o que encaminhou a classificação.
Europa: nove seleções garantidas e oito brigam na repescagem
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião