O Corinthians chegou a retomar a liderança do Brasileirão por breves minutos nesta quarta-feira (29). Vencia o Botafogo por 1 a 0, no Pacaembu, enquanto o Fluminense empatava sem gols com o Avaí. O time paulista, contudo, cedeu o empate e ainda viu o time de Muricy Ramalho arrancar a vitória nos minutos finais, em Volta Redonda.
Os resultados mantiveram o Corinthians, que vinha de derrota para o Internacional, na vice-liderança, agora três pontos atrás do líder Fluminense, que soma 51. O Botafogo apresenta 41, no sexto lugar, mais distante dos primeiros colocados.
Empurrado pela torcida e pela queda da liderança na rodada passada, o Corinthians iniciou o jogo em forte ritmo. E chegou ao primeiro gol da partida logo aos 2 minutos. Bruno César recebeu dentro da área pela direita, ajeitou a bola e bateu colocado no ângulo direito de Jefferson.
O gol no começo acelerou a partida. Sem se abater, o Botafogo se impôs no meio-campo e não deixou o anfitrião controlar o jogo. Aos 11, Loco Abreu aproveitou escanteio da esquerda e, sem marcação na área, dominou no peito e encheu o pé. A bola carimbou o travessão e assustou o goleiro Júlio César.
Aos 25, porém, o atacante uruguaio não perdoou. Mais uma vez livre na área, ele escorou de cabeça cruzamento de Herrera, da direita, e mandou para o fundo das redes. O empate definiu o equilíbrio no primeiro tempo e devolveu o Corinthians ao jogo.
O time da casa melhorou o aproveitamento no meio-campo e tentou esboçar uma pressão sobre a defesa carioca. Aos 35, Jorge Henrique cruzou pela esquerda, Elias escorou na pequena área e Iarley, de carrinho, mandou no pé da trave. Aos 46, Elias cabeceou firme rente à trave de Jefferson, após levantamento da direita.
Mas o Corinthians não manteve o bom ritmo do final do primeiro tempo depois do intervalo. Desta vez, quem acelerou o jogo foi o Botafogo. Os cariocas chegaram a balançar as redes aos 4 minutos com Lúcio Flávio. O assistente, contudo, assinalou o impedimento, de forma equivocada.
Melhor em campo, o Botafogo voltou à carga dois minutos depois. Herrera subiu mais que a defesa, pela direita, e cabeceou com perigo, em cruzamento de Marcelo Cordeiro. Júlio César se esticou para fazer grande defesa.
O Corinthians só respondeu aos 15 minutos, com Paulinho. O substituto de Ralf, que deixou o jogo no intervalo, recebeu rápida enfiada pelo meio e, cara a cara com Jefferson, bateu fraco e rasteiro.
O lance acordou os donos da casa, que voltaram a equilibrar a partida. Aos 26, Thiago Heleno desperdiçou outra boa oportunidade, ao cabecear para fora na área, sem marcação. Quatro minutos depois, Elias bateu rasteiro da entrada da área e mandou à direita do goleiro botafoguense.
Ameaçado pela iminência de mais um tropeço no Brasileiro, o Corinthians passou a pressionar a defesa rival, apostando principalmente nas bolas alçadas na área. Os jogadores mostraram nervosismo na conclusão das jogadas e não conseguiram alterar o placar. Do outro lado, o Botafogo quase marcou, em duas grandes oportunidades. Mas, assim como aconteceu com os anfitriões, faltou calma e eficiência na finalização.
Na próxima rodada, o Corinthians receberá o Ceará no Pacaembu, sábado, às 16 horas. O Botafogo fará o clássico com o Flamengo no mesmo dia, às 18h30.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura