- Corinthians aposenta piadas rivais e atinge novo status
- Corinthians faz sucesso com projeto de longo prazo
- Paranaense foi o capitão do título do Corinthians
- Tite destaca projeto vencedor
- Curitibanos comemoram Mundial do Timão
- Lampard lamenta chances perdidas pelo Chelsea na final
- Melhor jogador do torneio, Cássio exalta o "melhor ano da vida"
- Mauricio de Sousa homenageia Coringão em charge
- Herói do título, Guerrero diz que sonhou com gol
O mundo é corintiano em 2012. O mundo é do 'bando de loucos' em 2012. Depois de conquistar a tão sonhada Libertadores e ver o rival Palmeiras ser rebaixado novamente, o Corinthians fechou com chave de ouro, neste domingo (16), a maior temporada de sua história, levantando a taça do Mundial de Clubes da Fifa.
Com um gol do peruano Paolo Guerrero, o Timão derrotou o Chelsea por 1 a 0, em Yokohama, no Japão, fazendo a alegria dos milhares de torcedores que viajaram até o outro lado do mundo acompanhar o time. Este é o segundo título mundial do clube, que também havia comemorado em 2000, quando a competição - em outro formato - foi disputada no Brasil.
O jogo
Os dois times começaram a final apostando na marcação forte. Foi o Corinthians que teve a iniciativa de lançar-se ao gol, mas a primeira chance de gol veio com Cahill aos 10, que tentou chutar duas vezes dentro da pequena área, parando no goleiro Cássio, que começou a brilhar.
O susto não intimidou os corintianos, que continuavam criando mais oportunidades de ataque. Aos 19 Paulinho recebeu livre e arriscou de fora da área. A bola passou por cima do gol de Cech. Aos 28 Guerrero fez boa jogada individual e deu passe para Emerson, que também arriscou de longe mas longe do gol inglês.
Aos 34, o peruano fez mais uma boa jogada e chutou para o gol: a bola passou perto da linha e, na sequência, Emerson chutou para fora.
Só que o Chelsea também queria marcar. Fernando Torres recebeu na área corintiana aos 37 e chutou forte para a boa defesa de Cássio.
O goleiro brasileiro fez mais uma grande defesa no lance seguinte ao evitar com a ponta dos dedos o chute colocado de Moses. Aos 40, foi a vez de Mata testar os reflexos de Cássio, que fez mais uma defesa importante, desta vez no meio do gol. Mesmo com mais posse de bola e criando as melhores chances, o Corinthians não obrigou Cech a fazer nenhuma defesa difícil e o primeiro tempo encerrou em 0 a 0.
Gol, sufoco e título
O segundo tempo começou com muito equilíbrio. Buscando o resultado, o Corinthians foi empurrando o time inglês para o campo de defesa mas aos 8 Mata deu um belo passe para Hazard sair na saída de Cássio. O goleiro brasileiro conseguiu evitar o gol.
Se de um lado Hazard tinha as melhores oportunidades, do lado corintiano era Guerrero que aparecia incomodando os zagueiros do Chelsea. Aos 18, o peruano dominou a bola e deu grande passe para Paulinho, que arriscou e assustou Cech.
A pressão do time de Tite deu resultado. Aos 23, Paulinho fez jogada individual e descobriu Danilo livre na área. O meia chutou de direita, a bola desviou nos zagueiros e sobrou livre para Guerrero cabecear para o fundo do gol.
Empolgado com o gol, o Timão continuou a pressão no gol de Cech, não dando chances para a equipe inglesa criar. Apenas no fim do segundo tempo que o time de Rafa Benitez arriscou mais e causou sufoco para a defesa alvinegra. O nome do jogo, Cássio novamente apareceu com uma defesa muito difícil sozinho contra Torres.
O atacante espanhol ainda chegou a empatar o jogo aos 46, mas o árbitro marcou corretamente a posição de impedimento. Após a expulsão do zagueiro Cahill, o Corinthians passou a segurar o resultado, prendendo a bola no meio de campo. Mata ainda tentou um último lance individual mas não dava mais tempo: o Corinthians venceu o jogo e tornou-se campeão Mundial fechando com chave de ouro 2012.
Corinthians x Chelsea
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião