| Foto: Daniel Castellano e Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Oitenta e cinco anos de rivalidade entram em campo pela primeira vez em 2009. Coritiba e Atlético Paranaense fazem o primeiro Atletiba da temporada neste domingo, às 19h, no Estádio Couto Pereira. Será o encontro de número 338 entre os dois times, e o embate traz números, personagens e muita disputa para o campo de jogo. Os momentos distintos de cada lado também prometem dar um colorido especial ao clássico.

CARREGANDO :)

A Gazeta do Povo Online confere o Atletiba LANCE A LANCE a partir das 18h50 deste domingo.

Mandante da partida, o Coritiba quer conquistar a primeira vitória significativa no ano do seu centenário. O time comandado por Ivo Wortmann ainda não engrenou no Campeonato Paranaense, com um empate e uma vitória, marcando um único gol. Pelo menos para o problema ofensivo, o Alviverde lançará mão de um ex-rubro-negro para balançar as redes adversárias. O atacante Marcos Aurélio fará a sua estreia justamente contra o seu ex-clube.

Publicidade

"Não tive a oportunidade de jogar o Paranaense ainda, tenho uma oportunidade agora e espero muita força e determinação. O Coritiba tem uma história de 100 anos e vamos em busca do título paranaense", declarou o avante, em entrevista ao site oficial do Verdão. Ele fará parceria com o argentino Ariel Nahuelpan, outro que já teve o gostinho de marcar em cima do Atlético, no Brasileirão do ano passado.

A única dúvida de Ivo Wortmann repousa na lateral-esquerda. Guaru aparece como favorito a entrar no lugar do meia Carlinhos Paraíba, que não vive um bom momento e é cotado a começar no banco coritibano. Nas demais posições, o treinador não mexe na escalação. A defesa alviverde é a única que ainda não foi vazada neste Estadual e nada melhor do que um Atletiba para manter os números.

No cômputo geral do clássico, o Coxa venceu 128 vezes, o Furacão ganhou 108 e ocorreram 101 empates. Foram 511 gols a favor do Coritiba e 468 marcados pelo Rubro-Negro.

Atlético

Se do lado alviverde a expectativa está sobre um ex-atleticano, o técnico Geninho vai mandar a campo no decorrer do clássico um jogador criado nas categorias de base do Coritiba. O atacante Lima não deve iniciar o Atletiba, porém poderá ser aproveitado na partida e não esconde o desejo de atuar e, porque não, marcar em cima do seu ex-time. "É muito bom ganhar deles, ainda mais no Couto Pereira", declarou o atacante, apimentando a rivalidade entre as equipes.

Publicidade

Único time com 100% de aproveitamento após duas rodadas do Paranaense, o Atlético quer a vitória não só para seguir líder, mas para dar início ao plano de "carimbar" o ano do centenário coxa-branca. O presidente Marcos Malucelli não demonstra grande ansiedade pelo seu primeiro Atletiba como mandatário do Rubro-Negro, mas já disse que o time não poupará esforços em conquistar o Estadual, de preferência em cima do maior rival.

Na escalação da equipe, Geninho só alimenta uma dúvida. Coincidência ou não, ela repousa na lateral-esquerda, como no Coxa. Com dores no púbis, o ala Netinho ainda não teve a escalação confirmada, mas foi relacionado. Se o jogador não passar no teste que será feito antes do clássico, o jovem Alexsandro deverá seguir como dono da camisa 6.

CORITIBA x ATLÉTICO PARANAENSE – 1/02/09, às 19h

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR.

Publicidade

Transmissão: TV – Premiere FC; Lance a Lance – Gazeta do Povo Online.

Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa).

Assistentes: Roberto Braatz (Fifa) e Gilson Bento Coutinho.

Coritiba – Vanderlei; Cleiton, Rodrigo Mancha e Felipe; Márcio Gabriel, Pedro Ken, Douglas Silva, Marlos e Guaru (Carlinhos Paraíba); Marcos Aurélio e Ariel. Técnico: Ivo Wortmann.

Atlético – Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Alberto, Valencia, Julio dos Santos, Ferreira e Netinho (Alex Sandro); Júlio César e Rafael Moura. Técnico: Geninho.

Publicidade