O Coritiba goleou o Rio Branco neste sábado (2) por 6 a 2 no Estádio Couto Pereira e, junto com a vitória, quebrou mais um recorde e ampliou a liderança no Campeonato Paranaense. Agora o alviverde tem 21 pontos, oito a mais do que o Atlético, que joga neste domingo (3) o clássico com o Paraná.
A vitória foi a 13ª seguida do Coritiba no Estadual, a 17.ª na temporada em que o clube se mantém invicto. A vitória também quebrou o recorde do Atlético, que no Paranaense de 2008 havia vencido 12 consecutivas.
Já a derrota mantem o Rio Branco em situação perigosa na tabela, com nove pontos na soma dos dois turnos, apenas três na frente do Paraná, que enfrenta o Atlético no domingo (3) na Vila Capanema.
O jogo
Após abrir 2 a 0 antes mesmo dos 20 minutos, com gols de Pereira e Davi, o Coritiba começou a diminuir o ritmo e o Rio Branco passou a oferecer perigo. O técnico do time do litoral, Nei Santos, fez duas substituições antes mesmo do intervalo e uma das apostas dele, o atacante Negreiros, diminuiu no último lance do primeiro tempo.
O Leão da Estradinha voltou renovado para a segunda etapa e logo aos cinco minutos Edu Salles recebeu o passe do escanteio para empatar. A colocada bonita, no ângulo, serviu para mostrar que o time do litoral não ia se entregar tão fácil.
A igualdade serviu como um despertador para o Coritiba, que voltou a jogar bem e pressionar. O esforço deu resultado logo, com dois gols em quatro minutos, aos 12 e aos 16. Anderson Aquino recebeu passe dentro da área e bateu forte. Na sequencia, ele repetiu a dose ao pegar a sobra do escanteio e chutar fraco, de fora da área, mas o goleiro Fabrício não chegou.
Com 4 a 2 a tranquilidade e a segurança do líder falaram mais alto. O Rio Branco estava acuado e não conseguia mais organizar jogadas de ataque e ainda por cima levou mais dois. Bill recebeu um cruzamento aos 24 minutos e bateu de primeira para chegar a 11 gols no campeonato e assumir a artilharia. Logo após comemorar, ele foi substituído por Leonardo, que não fez feio e fechou a goleada aos 38 minutos, quando entrou na área e bateu cruzado.