Acompanhe a ficha técnica e os lances da derrota do Verdão para o Grêmio
O Coritiba foi até Porto Alegre em busca dos pontos que o garantiriam matematicamente na Copa Sul-Americana de 2009, mas vai voltar a Curitiba com uma derrota de 2 a 1 para o Grêmio na bagagem. A equipe alviverde oscilou muito durante os 90 minutos, e os 43.385 torcedores gaúchos puderam comemorar mais uma vitória do Tricolor gaúcho no Estádio Olímpico. O resultado mantém os gremistas na vice-liderança do Brasileirão.
Durante boa parte da partida, o Grêmio foi todo pressão, tornando o goleiro Vanderlei um dos destaques do jogo na capital gaúcha. Porém, quando o Verdão equilibrava as ações e começava a preocupar o arqueiro Victor, o meia Tcheco contou com o desvio de Rodrigo Mancha para abrir o marcador a favor do Tricolor.
Do lado coxa-branca, poucos atletas jogaram bem. Marlos e Keirrison foram dois dos que tentaram desequilibrar, mas figuras como o lateral-direito Marcos Tamandaré não marcaram, não atacaram, e o camisa 2 ainda prejudicou a equipe ao ser expulso de forma infantil, após dar uma cotovelada em Tcheco. Foi pelo setor de Tamandaré que o Grêmio fez o segundo, marcado pelo volante Alê contra o próprio patrimônio.
Sem vencer há três partidas, o Coritiba vai receber o Santos no próximo sábado, às 18h30, no Couto Pereira. Já o Grêmio continua sua disputa particular pelo título com o São Paulo no próximo domingo, quando vai a Salvador encarar o Vitória, às 17h.
Pressão gremista coloca Tricolor na frente
Jogando em casa, com ingressos esgotados e brigando pelo título nacional, era esperado que o Grêmio partisse para cima desde os primeiros minutos no Olímpico. Antes do quinto minuto de bola rolando, Vanderlei já havia feito duas defesas importantes. O Coxa claramente buscava sair com velocidade nos contra-ataques, e as melhores jogadas ofensivas saíram dos pés da dupla Marlos-Keirrison.
A partir dos 20 minutos, o Verdão conseguiu encaixar a sua marcação, equilibrando o jogo. Os visitantes passaram a rondar a área gremista, mas acabaram castigados em um lance individual de Tcheco. O meia levou a bola com espaço e chutou, a bola bateu em Rodrigo Mancha e enganou Vanderlei. O Coritiba não se entregou, porém parou no excesso de passes errados.
O Tricolor gaúcho passou a insistir ainda mais no chutes de longa distância e nas bolas altas na área, endereçadas a Marcel. Entretanto, Vanderlei salvou o Alviverde quando necessário. Do outro lado, Victor também não deixou por menos e salvou a equipe em dois bons arremates de Alê e Keirrison.
Apatia consolida derrota coxa-branca
Mesmo com a vantagem mínima no placar, o Grêmio não deixou de se interessar na partida. A equipe voltou ainda mais incisiva no segundo tempo, e sempre que chegou foi na base dos chutes fortes e dos cruzamentos sobre a área alviverde. Já o Coritiba não conseguia se organizar, principalmente no meio-campo, o que fez o técnico Dorival Júnior mexer no time.
Com as entradas de Carlinhos Paraíba e Ariel Nahuelpan nos lugares de Leandro Donizete e Keirrison, respectivamente, o coxa melhorou, mas não o bastante para conseguir o empate. Como resultado, o Grêmio chegou ao segundo. Após um cruzamento de Heverton para dentro da pequena área, a bola passou por Vanderlei e Alê tocou para as redes, contra o próprio gol.
A partir do gol de número dois, o Tricolor gaúcho se fechou e passou a tocar a bola. Com a entrada de Jaílson, o Verdão ainda queria diminuir, o que só conseguiu aos 46 minutos. O atacante bateu cruzado, Victor deu rebote e Ariel Nahuelpan fez o único gol alviverde no Olímpico.