Clube fecha o elenco para 2012
De uma vez só, o Coritiba anunciou o destino de 13 jogadores para a temporada 2012. Em entrevista coletiva ontem à tarde, o presidente eleito Vilson Ribeiro de Andrade divulgou o pacote de contratações, renovações e vendas de atletas.
No "saldão" coxa-branca o destaque ficou para os novos reforços. Chegam ao Alto da Glória o volante Júnior Urso e o meia Lincoln (conforme antecipou a Gazeta do Povo), que estavam no Avaí, o lateral-direito Jackson, do Boa Esporte, o volante Lima, do Fluminense, e o meia Renan Oliveira, do Atlético-MG.
Além das novas contratações, Andrade cravou a permanência do goleiro Édson Bastos e dos zagueiros Pereira e Jéci, por mais um ano, além do zagueiro Emerson, do volante Willian e do meia Rafinha até o fim de 2014.
Estão de saída o volante Leandro Donizete, que teve 30% dos direitos econômicos vendidos ao Atlético-MG, e o meia Renatinho, emprestado por seis meses para um clube do Japão.
A venda de Donizete, um dos jogadores mais queridos pela torcida alviverde, foi explicada pelo mandatário coxa-branca como "a chance da vida dele". "A diretoria pensou muito em relação a isso e, com o coração um pouco partido, abrimos mão dele para favorecer mais o atleta, que não podia perder essa oportunidade financeira", afirmou Andrade.
De acordo com o presidente coxa-branca, essas negociações fecham o grupo coxa-branca para o início do Paranaense. Ele afirmou também que todos os contratados chegam com o aval da comissão técnica e da diretoria. "Foram analisados durante 12 meses", declarou.
O dirigente também negou que existam outros jogadores em conversas com o clube e garantiu que o lateral-direito Jonas não foi vendido ao Santos, como noticiado pela imprensa paulista. "Nenhum diretor recebeu qualquer informação nesse sentido. Hoje não existe nada, mas se houver amanhã uma negociação que a diretoria seja envolvida vocês saberão."
A receita do ano quase perfeito deve ser repetida no Coritiba em 2012, acrescentando um toque de ambição, mas cortando despesas.
Após o time bater na trave duas vezes na disputa por vaga na Libertadores, o presidente eleito do clube, Vilson Ribeiro de Andrade, anunciou que o planejamento para a próxima temporada seguirá os moldes de 2011, porém com uma política mais rígida de auteridade.
"Entendo que há uma expectativa muito grande da torcida devido à campanha que o Coritiba fez em 2011 e nós da diretoria também iremos trabalhar muito para que o bom desempenho seja repetido", abriu Andrade.
O que deve mudar no Alto da Glória é o orçamento para formar o grupo. O dirigente garantiu que o montante investido em contratações será inferior aos R$ 7 milhões gastos em 2011. No total, o Coxa injetou R$ 72 milhões no ano para montar e manter o elenco.
"Pretendemos gastar bem menos do que isso em razão da qualidade dos nossos jogadores", afirmou ele, sem esmiuçar a planilha de gastos para 2012.
A pré-temporada do clube será novamente em Foz do Iguaçu. Os atletas se apresentam no dia 4 de janeiro e no dia 6 viajam para o Oeste paranaense.
A diretoria coxa-branca credita o bom trabalho realizado no período de treinos em Foz como um dos principais fatores responsáveis pelos resultados na temporada.
"O que temos de fazer diferente é montar um time ainda mais competitivo e ter ambição. Queremos estar sempre entre os melhores do futebol brasileiro", afirmou o novo presidente.
A intenção é contar com um elenco de 35 jogadores para o início do Paranaense. Dez atletas devem ser emprestados para outras equipes. Na entrevista coletiva de ontem à tarde, Andrade anunciou a contratação de cinco reforços (leia mais nesta página).
Além dos novos contratados, uma das novidades do Coritiba em 2012 será a mudança da empresa fornecedora de material esportivo. A Nike anunciou ontem que fechou com o clube paranaense e outras três equipes brasileiras (Santos, Internacional e Bahia).
Segundo os representantes da empresa norte-americana, o motivo da escolha dos novos parceiros foi serem modelos de gestão no futebol nacional.
"O Coritiba se transformou nos últimos anos, tanto em termos de gestão como de paixão pelo clube. Os resultados no campo mostram isso", enfatizou o diretor de comunicação da Nike, Mário Andrada.
A nova camisa oficial do Coxa, cujo modelo já está aprovado, será lançada em fevereiro.
Deixe sua opinião